Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Saúde

Aparecida realiza mais de 230 cirurgias de língua presa em recém-nascidos

Ação zerou fila de espera | 01.10.25 - 18:57 Aparecida realiza mais de 230 cirurgias de língua presa em recém-nascidos Recém-nascido (Foto: FreePik)
A Redação

Goiânia - 
A prefeitura de Aparecida de Goiânia já realizou 234 frenectomias (cirurgias de língua presa) em recém-nascidos em 2025. Ação permitiu zerar a fila de espera para o procedimento no município.
 
A frenectomia é indicada após a detecção de anquiloglossia, uma alteração congênita do frênulo lingual, conhecido popularmente como "freio da língua", que pode interferir diretamente na amamentação, na fala e em outras funções orais do bebê. O diagnóstico precoce é feito por meio do Teste da Linguinha, exame simples, rápido e indolor que deve ser realizado preferencialmente entre 24h e 48h de vida, ainda na Maternidade. Caso não seja possível, o teste pode ser feito até os 30 primeiros dias em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
 
Em Aparecida, ao identificar alterações no frênulo, a equipe de fonoaudiologia da Maternidade ou da UBS realiza o encaminhamento para avaliação odontológica. Caso confirmada a necessidade, o bebê é direcionado para o procedimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no Centro de Especialidades Municipal (CEM), no Jardim Boa Esperança. O agendamento é realizado pela Central de Regulação, que entra em contato com os responsáveis da criança.
 
A coordenadora de Saúde Bucal, Rafaela Tavares, informa que, nos casos em que não há alteração, o resultado do teste é registrado na caderneta da criança, como parte do acompanhamento de rotina. Já nos casos duvidosos, é recomendada uma nova avaliação na consulta da primeira semana de vida, com especial atenção à dinâmica da amamentação. “Em crianças maiores, com impacto na fala, o exame também pode ser refeito e, se necessário, a frenectomia é indicada”, acrescenta ela. 
 
O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca a importância da triagem precoce e da rapidez na realização do procedimento: "O sucesso do nosso programa se deve à integração entre as equipes de fonoaudiologia, odontologia e a Atenção Primária. Estamos garantindo um cuidado qualificado desde os primeiros dias de vida, promovendo a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento infantil."

Leia mais:
Governo lança campanha para vacinar crianças e jovens até 15 anos


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351