Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

fiscalização

Procon Goiás apreende 270 produtos vencidos em supermercado de Abadiânia

Carnes estão entre as apreensões | 02.10.25 - 11:14 Procon Goiás apreende 270 produtos vencidos em supermercado de Abadiânia (Foto: reprodução/Procon goiás)A Redação

Goiânia -
 O Procon Goiás apreendeu aproximadamente 274 produtos vencidos em um supermercado em Abadiânia. Além disso, 24 quilos de peixe tambaqui e 2,4 quilos de linguiça calabresa sem informações sobre a data de fabricação e vencimento, também foram apreendidos. 
 
Entre os produtos apreendidos estão: 132 unidades de biscoito recheado vencidas em agosto, 85 unidades de cocada com vencimento em setembro, além de outros itens como massas de mistura pra bolo, pães e saches de chás com vencimento em julho. Os fiscais ainda flagraram 14 unidades de leite acondicionados em garrafas pets de 2 litros, sem nenhum tipo de informação sobre a sua fabricação, origem e data de validade.
 
O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston explica que o Código de Defesa do Consumidor  considera como direito básico a  informação adequada e clara sobre o produto. “As informações sobre as características, composição, data de fabricação e vencimentos devem estar visíveis no rótulo da embalagem, especialmente em produtos alimentícios”, afirma. 
 
Ele esclarece ainda que a comercialização e exposição de produtos impróprios para uso e consumo é considerada uma prática abusiva. “Além de ser nociva a saúde humana, a venda de alimentos vencidos é considerada abusiva e infringe o Código de Defesa do Consumidor”, reforça o superintendente do Procon Goiás.
 
O Procon Goiás orienta os consumidores a verificarem a data de validade antes de consumir ou adquirir qualquer produto, tendo em vista que itens vencidos podem causar danos sérios à saúde. Em virtude das irregularidades encontradas, os itens apreendidos foram descartados ainda no local e a empresa foi autuada, tendo agora o prazo de 20 dias para prestar esclarecimentos ao órgão.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351