Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Política

Magul faz balanço dos 30 dias em que esteve na Câmara de Goiânia

“Cada dia vale um ano”, afirmou | 06.10.25 - 14:48 Magul faz balanço dos 30 dias em que esteve na Câmara de Goiânia Michel Magul (Foto: Divulgação)
A Redação

Goiânia -
O vereador Michel Magul (PSDB) apresentou 13 projetos, criou a Frente Parlamentar da Internacionalização, requereu a criação do Programa de Intercâmbio Internacional na Rede Municipal e a instituição da Comissão de Liberdade Econômica durante seus 30 dias na Câmara de Goiânia. O balanço foi feito pelo tucano após se licenciar do cargo para dar lugar ao segundo suplente da Federação PSDB/Cidadania, Rodrigo Rizzo (PSDB).  
 
Durante seu período na Casa, Magul apresentou projetos que valorizam e fomentam economia, comércio, cultura, tecnologia e a internacionalização no município de Goiânia. Com forte perfil internacionalista, Magul pautou a internacionalização de Goiânia como uma de suas principais bandeiras.
 
A criação da Frente Parlamentar de Internacionalização e a formalização de parcerias com cidades-irmãs – Buenos Aires, Santiago de Querétaro e Beirute – marcaram a agenda do vereador. As iniciativas visam aproximar a capital goiana de centros estratégicos do mundo, fortalecendo a cooperação em áreas como economia, turismo, cultura e inovação, além de abrir oportunidades de intercâmbio acadêmico e tecnológico.
 
No campo social, Magul buscou aproximar inovação e inclusão. Entre as propostas, está a criação do programa “Fila da Saúde GYN Digital”, que visa dar transparência e eficiência ao acompanhamento de consultas, exames e cirurgias na rede municipal. Também apresentou o Programa Municipal de Apoio Circular e Moeda Social, que fortalece redes comunitárias e fomenta a economia solidária, além do Programa Municipal Autonomia Digital Inclusiva, voltado para oferecer cursos, tecnologias assistivas e oportunidades de empreendedorismo a pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
Entre suas últimas ações, destaca-se o ofício enviado ao prefeito Sandro Mabel solicitando a revitalização da quadra esportiva da Praça do Avião, no Setor Aeroporto, atendendo à demanda da comunidade local. Outro destaque de sua atuação foi a apresentação do Projeto de Lei nº 522/2025, que institui o Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia e Inovação no Setor Central de Goiânia, com o objetivo de fortalecer startups, economia criativa e empresas de base tecnológica na capital.
 
Paralelamente ao exercício do mandato, Magul revelou também seu lado escritor. O vereador lançou o livro “Política, Valores e Soluções”, obra que reúne suas reflexões sobre ética, democracia, desafios locais e globais e caminhos para a renovação da política. O lançamento reforçou a dimensão intelectual de sua atuação pública, mostrando que sua contribuição vai além da tramitação de projetos e alcança o debate de ideias e valores que fundamentam a vida política.
 
“Cada dia vale um ano”
Magul assumiu a cadeira no dia 2 de setembro e participou de 13 sessões ordinárias na Câmara até licenciar-se do mandato, no dia 30 de outubro. Michel apresentou uma média de um projeto de lei por dia, sem contar os requerimentos e pedidos.
 
Apesar do prazo curto, o vereador reiterou que foi possível apresentar uma grande quantidade de propostas. “Cada dia vale um ano da minha própria vida. Tanto na experiência, quanto no debate e na convergência com os vereadores”, explicou.
 
Em seu discurso de despedida, Magul também lembrou que a Câmara Municipal de Goiânia celebra 90 anos de história em 2025, reforçando a importância institucional da Casa e a honra de ter integrado seu quadro de vereadores, mesmo que por tempo limitado. Segundo ele, são 15 propostas que mudam a vida do cidadão, além de ter participado e votado projetos importantes como a revisão do Data-Base dos servidores e o debate sobre o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
 
O tucano assumiu uma das cadeiras da Federação PSDB/Cidadania no início de setembro e abre espaço para o segundo suplente, Rodrigo Rizzo, nesta quarta-feira (1º). Os dois ingressam na vaga do vereador licenciado, Tião Peixoto (PSDB), que está viabilizando sua pré-campanha para o Senado Federal.
 
“Acabamos elegendo três vereadores, mas tínhamos estrutura para elegermos três parlamentares. A Aava Santiago, recordista de voto entre as mulheres, o Tião, que tinha uma ótima estrutura, faltou um pouco mais para termos acesso à uma terceira cadeira. Esse espaço está sendo aberto”, avaliou.
 
Projetos:
* Instituição do Arranjo Produtivo Local (APL) da Tecnologia;
* Instituição do Centro de Inteligência em Comércio Exterior e Serviços de Goiânia (CICEXS-GYN);
* Autorização do uso do QR Code como alternativa a cartazes e placas informativas;
* Instituição do Programa “Fila da Saúde GYN Digital”;
* Frente Parlamentar: Instituição da Política Municipal de Internacionalização;
* Instituição do Programa Municipal de Apoio Circular e Moeda Social;
* Criação do Programa Municipal Autonomia Digital Inclusiva;
* Instituição do dia municipal do Imigrante Grego, da Ortodoxia e do Torcedor do Goiás Esporte Clube;
* Reconhecimento das cidades de Buenos Aires (Argentina), Santiago de Querétaro (México) e Beirute (República do Líbano) como cidades-irmãs.
 
Michel ainda solicitou ao prefeito Sandro Mabel (União Brasil) a instituição de dois programas no município:
* Instituição da Comissão de Liberdade Econômica e Desburocratização e Simplificação;
* Instituição do Programa de Intercâmbio Internacional.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351