A Redação
Goiânia - O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e o Governo de Goiás deram início, no último sábado (4), à pavimentação da rodovia GO-147, que liga Bela Vista de Goiás a Silvânia. A obra simboliza a consolidação de um modelo inovador de contratação que tem reduzido drasticamente os prazos de início das intervenções rodoviárias no estado.
Segundo Armando Rollemberg, presidente do Ifag, processos que levariam até três anos no modelo convencional de licitação agora são concretizados em poucos meses. "Estamos hoje, em 100 dias, lançando a quarta obra do modelo. Se fosse um modelo convencional, em três anos a gente não estaria com esse pátio ainda cheio de máquinas", afirmou Rollemberg durante a solenidade de início das obras.
O trecho de 46,3 quilômetros receberá investimento de R$152 milhões do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), além da construção de uma ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois. A previsão é de que a rodovia esteja concluída até o final de 2026, beneficiando diretamente cerca de 6,4 mil propriedades rurais em 10 municípios da região.
Rollemberg reforçou que, além dos números, a obra representa a realização de sonhos, como o do produtor rural Antônio Divino da Cunha. "O senhor Antônio lutou, buscou abaixo-assinado, assinou abaixo-assinado para cima e para baixo”. Rollemberg explicou que Antônio foi testemunha da assinatura do contrato de obras da GO-147 que aconteceu no último dia 16 de setembro.
Parceria acelera entregas e amplia controle
O consórcio estabelecido por meio de parceria entre o Governo de Goiás e o Ifag é baseado no Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e representa uma ruptura com a burocracia tradicional dos processos licitatórios. A iniciativa foi autorizada pela Lei Estadual nº 22.940/2024 e permite que entidades do terceiro setor atuem em gestão compartilhada com a Goinfra, sob fiscalização dos órgãos de controle.
O governador Ronaldo Caiado defendeu a eficiência do modelo e seu impacto social. "Nunca fizemos uma obra com intuito eleitoreiro. Fazemos a obra com dinheiro depositado em caixa. A empresa sabe que vai receber", explicou.
Pedro Sales, presidente da Goinfra, reforçou que o novo formato está na vanguarda das contratações públicas no país: "Sem dúvida, Goiás está na vanguarda da contratação de obras públicas, com esse modelo focado na boa aplicação do recurso público, no controle da qualidade e na celeridade das entregas de infraestrutura".
Desenvolvimento econômico e social
José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), destacou o retorno econômico do investimento na GO-147. "Na média, quando o Estado investe R$1, ele devolve R$ 3,50. Essa obra aqui vai devolver quase R$ 6. Cada real investido devolve em geração de riqueza", explicou.
Schreiner também ressaltou os ganhos sociais da pavimentação. "Crianças que muitas vezes demoram mais tempo no transporte escolar vão poder estar mais com suas famílias. Ambulâncias levando pessoas que estão necessitando de atendimento médico, as pessoas que transitam todos os dias", exemplificou.
O vice-governador Daniel Vilela lembrou que a região permaneceu esquecida por décadas, apesar de promessas recorrentes. "As únicas obras que foram feitas aqui foram feitas no governo do meu saudoso pai há 30 anos atrás. Depois disso, nunca mais fizeram absolutamente nada. E hoje é um dia histórico para Bela Vista, para Silvânia, para toda a região", celebrou.
Canteiro de obras em expansão
Além da GO-147, o modelo já viabilizou o início das obras de pavimentação das rodovias GO-180, GO-178 e GO-461, todas no Sudoeste Goiano, totalizando mais de R$488 milhões em investimentos. Outras três rodovias já estão em fase de estruturação, ampliando ainda mais a carteira de intervenções previstas para os próximos meses.
A expectativa do IFAG e do governo é que o modelo se consolide como referência nacional na execução de obras de infraestrutura, combinando agilidade, transparência e impacto socioeconômico.