Adriana Marinelli
Goiânia - Goiás soma atualmente quatro casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Até o momento, o Estado recebeu cinco notificações, sendo que uma já foi descartada. A atualização foi divulgada em boletim na manhã desta terça-feira (7/10).
Entre os casos em investigação, está uma paciente de 25 anos, moradora de Itapaci, que teria consumido bebidas alcoólicas em Guarinos. Ela segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Câncer de Goiás (HCN), mas apresenta melhora clínica e já respira espontaneamente, sem necessidade de oxigênio suplementar.
Outro paciente, de 20 anos, internado no Hospital Estadual de Formosa na sexta-feira (3), apresentou resolução do quadro visual e melhora geral. Ele recebeu alta médica no dia 4 de outubro, em boas condições, e foi orientado quanto a sinais de alerta.
Um terceiro caso envolve um paciente de 47 anos, residente em Padre Bernardo, que evoluiu com insuficiência respiratória aguda e teve protocolo aberto de morte encefálica no Hospital de Base de Brasília (DF), na segunda-feira (6/10). Segundo o CIATox-DF, bebidas alcoólicas foram encontradas no veículo do paciente, incluindo cerveja, vodka, outros destilados e energético.
O quarto caso é de uma paciente de 18 anos, residente em Senador Canedo, internada no Hospital de Urgências de Goiás (Hugo). Ela está estável, respira espontaneamente e ainda é monitorada pela equipe médica, que avalia a possibilidade de descartar a intoxicação por metanol. Não foi necessário o uso de antídoto.
Caso descartado
O caso descartado em Goiás envolve um homem de 25 anos, do município de Bom Jesus, internado no dia 4 de outubro com dor abdominal, vômitos e visão turva. A possibilidade de intoxicação por metanol foi descartada, e exames adicionais estão sendo realizados para esclarecer a causa do quadro.
De acordo com a SES-GO, todos os casos notificados cumprem os critérios que definem casos suspeitos de intoxicação por metanol, conforme nota técnica do Ministério da Saúde.
Casos nacionais
O Ministério da Saúde informou que, em todo o país, foram registradas 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 17 casos foram confirmados e 200 permanecem em investigação.
São Paulo concentra a maioria das notificações, com 82,49% do total: 15 casos confirmados e 164 em investigação. O Paraná registrou dois casos confirmados e quatro em análise. O boletim mais recente com a atualização nacional foi divulgado na noite de segunda-feira (6).