Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Grupo visitará o Planetário da UFG | 07.10.25 - 14:18
Jovens recebem cordões de graduação em Capoeira (Foto: Divulgação)A Redação
Goiânia - A entrega dos cordões de graduação em Capoeira para quase 100 crianças e adolescentes, de 4 a 16 anos, no próximo sábado, 4, às 15 horas, abrirá as comemorações no Instituto Terra Livre pelo Dia da Criança. Os novos capoeiristas participarão das oficinas oferecidas gratuitamente pelo Instituto, conduzidas pelo contramestre Murici e pela professora Amazonas, integrantes do grupo Capoeira Nossa Nação, de Goiânia. As aulas são oferecidas duas vezes na semana para todas as turmas do Terra Livre.
?A capoeira colabora para o desenvolvimento psicomotor e rítmico das crianças, além da cooperação e sociabilidade. “Em concordância com a proposta de promoção da diversidade cultural, o Instituto Terra Livre reconhece a capoeira como uma forma de expressão cultural que tem raízes profundas na história do Brasil, além de sua singularidade e importância cultural”, informa Mitzi Amado, diretora-executiva e cofundadora do Terra Livre. Em 2014, a Capoeira foi inscrita na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o que confirma sua contribuição significativa para a diversidade cultural global e destaca sua importância como uma prática cultural que mistura elementos de dança, arte marcial, música e história.
Passeios educativos
Dois passeios educativos também estão programados para a criançada. O primeiro será no dia 7 de outubro, terça-feira, com visita ao Ecoparque da empresa Orizon, em Aparecida de Goiânia, com apoio do Instituto Orizon Social. O Ecoparque do Cerrado é um local de destinação dos resíduos sólidos de forma ambientalmente adequada. “A visita é acompanhada por um educador do Instituto Órizon. Ele desenvolve uma oficina interativa que explica o funcionamento do aterro sanitário e acompanha os estudantes durante a visita de campo”, explica Mitzi. Segundo ela, será uma oportunidade de conhecer, de forma lúdica, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Dia 8 de outubro, quarta-feira, outro grupo visitará o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. A visita terá o apoio do Grupo Órion, parceiro do Terra Livre. O planetário promove atividades de extensão educativas, com o auxílio de recursos técnicos audiovisuais em sua cúpula de 12,5 metros de diâmetro. A visita terá a orientação de professores mestres e doutores do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG.
“A visita visa a proporcionar às crianças e adolescentes do Terra Livre uma experiência prática do que pesquisamos e estudamos nas oficinas de conhecimentos gerais e clubinho de leitura no dia-a-dia do Instituto”, esclarece Mitzi. Antes da sessão sobre nosso sistema solar, as crianças vão poder participar do programa de educação tutorial dos cursos de Matemática e Engenharia de Alimentos da UFG que estará acontecendo na área externa do Planetário, com experimentos didáticos de física e matemática, além de ações de Educação Ambiental e Saúde.
Café da manhã
No dia 12, Dia da Criança, o Castro´s Park Hotel oferecerá um café da manhã especial para um grupo de crianças do Terra Livre escolhidas por sorteio. A diversão ficará por conta das oficinas de pintura e de fantoches, brincadeiras variadas e muita piscina. Para concorrerem ao sorteio, as crianças levaram livros do Instituto para casa e, após um período determinado pelas educadoras, fizeram relatos do que leram.
Durante as comemorações do Dia da Criança, o Terra Livre contará ainda com apoio da Clap Educação Musical, Gold Mix Nutrition e Mais Sabor Pamonharia. Qualquer pessoa também pode contribuir com doações ao longo do mês dedicado às crianças, por meio do PIX doe@terralivre.org.br. O Terra Livre, que atua há mais de 28 anos, mantém programas socioeducacionais e humanitários para crianças, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, em Aparecida de Goiânia.