A Redação
Goiânia - O Sistema OCB/GO promove, nesta sexta-feira (10/10), o 1º Seminário das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás, um evento que pretende reunir cerca de 200 dirigentes, conselheiros e executivos do setor para discutir o futuro do cooperativismo financeiro, seus desafios e o papel das cooperativas na promoção do desenvolvimento sustentável. O encontro será realizado no auditório da sede da OCB/GO, em Goiânia, com entrada gratuita.
Organizado pelo Comitê Estadual de Cooperativas de Crédito (CECO Goiás), o evento contará com a presença de especialistas do Banco Central, Sicredi, Bancoob e Track.co, que irão abordar temas ligados à sustentabilidade, inovação e experiência do cooperado.
De acordo com o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, o seminário surge em um momento de grandes incertezas econômicas e busca fortalecer o diálogo e a cooperação entre as instituições do setor.
“Todo o setor produtivo vive um momento de muita insegurança e indefinições e o cooperativismo de crédito não está fora deste contexto. Esse seminário é uma iniciativa que visa, por meio das discussões dos desafios comuns, encontrar caminhos para soluções que beneficiem a todos”, destacou.
Diálogo e cooperação
Para Luís Alberto, um dos principais objetivos do evento é promover um ambiente de integração entre as diferentes instituições cooperativas e reforçar o papel da OCB/GO como articuladora no desenvolvimento do setor.
“Uma de nossas funções é funcionar como promotora e facilitadora do diálogo entre as diferentes instituições cooperativas de crédito, somando esforços na busca por soluções que promovam o desenvolvimento contínuo e sustentável”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda que o cooperativismo de crédito já nasce alinhado aos princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social, sendo um importante instrumento de justiça social e desenvolvimento local.
“Ao promover justiça social com desenvolvimento humano e local, o cooperativismo de crédito cumpre os principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, sem perder de vista os princípios de sustentabilidade”, explicou.
Desenvolvimento e capacitação
Segundo Luís Alberto, Goiás tem se destacado nacionalmente pela profissionalização e consciência social de suas cooperativas de crédito. O Sistema OCB/GO, por meio do SESCOOP/GO, atua ativamente na formação e capacitação de dirigentes e colaboradores, fortalecendo o papel do cooperativismo como agente de transformação econômica e social.
“As cooperativas de crédito são altamente profissionalizadas e conscientes de seu papel na sociedade. O Sistema OCB/GO atua colaborando com esse processo por meio do seu braço de capacitação e formação profissional, o SESCOOP/GO”, ressaltou.
Desafios e perspectivas
Entre os desafios que o setor deve enfrentar nos próximos cinco anos, o presidente cita a inadimplência, os processos de recuperação judicial e a necessidade de acompanhar a rápida evolução tecnológica.
“A economia brasileira e mundial está muito incerta. No Brasil, temos dois grandes desafios a superar: a inadimplência e os processos de recuperação judicial. Aliado a isso, há o desafio de nos adaptarmos às transformações tecnológicas”, concluiu Luís Alberto Pereira.
Programação Completa
1º Seminário das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás
Data: 10 de outubro de 2025 (sexta-feira)
Local: Sede do Sistema OCB/GO – Auditório (1º andar), Goiânia
Público-alvo: Dirigentes das cooperativas de crédito – presidentes, conselheiros, diretores e superintendentes. Havendo disponibilidade, o evento poderá ser aberto a outros públicos do setor.
Evento gratuito
Organização: CECO Goiás
Palestrantes Confirmados
Ívens Aruã Neves de Miranda – Chefe Adjunto do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Descu) – Banco Central do Brasil
Tema: Cooperativismo e Sustentabilidade
César Gioda Bochi – Diretor-Presidente do Banco Cooperativo Sicredi e da Confederação Sicredi
Marco Aurélio Borges de Almada Abreu – Diretor-Presidente do Banco Cooperativo do Brasil – BANCOOB
Tema: Os desafios do crédito para os próximos 5 anos e intercooperação
Tomás Duarte – CEO e cofundador da Track.co e mentor do G4 Educação
Tema: Experiência do Cooperado
Programação do Evento
08h30 – Café da manhã
09h – Abertura oficial
09h15 – CECO Goiás
Membros do Comitê Técnico CECO Goiás
Tema: Objetivo do CECO (Técnico)
09h45 – Palestra 1 – Cooperativismo e Sustentabilidade
Palestrante: Ívens Aruã Neves de Miranda
11h15 – Intervalo 1
11h45 – Palestra 2 – Os desafios do crédito para os próximos 5 anos e intercooperação
* Palestrantes: César Gioda Bochi e Marco Aurélio Borges de Almada Abreu
13h15 – Almoço
14h45 – Palestra 3 – Experiência do Cooperado
* Palestrante: Tomás Duarte
16h15 – Carta de intenção
* Sugestões para o CONCRED 2026.
17h – Encerramento