Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Campos Belos

Goiás Turismo realiza visita técnica à região das “chaminés de fada”

Foco é colher informações e documentar local | 08.10.25 - 16:42
Goiás Turismo realiza visita técnica à região das “chaminés de fada” “Chaminés de fada” (Foto:Divulgação/Joana Paula Sánchez)
A Redação

Goiânia -
Técnicos da Goiás Turismo visitam a região das “chaminés de fada”, nesta quinta-feira (9/10), em Campos Belos. O objetivo é colher mais informações e documentar a paisagem. Região possui estruturas em que uma torre sustenta rochas arredondadas na ponta.
 
“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já fez uma avaliação preliminar para que a área se torne uma unidade de conservação. Esse passo é importante para que preservemos as formações rochosas. O turismo precisa ser sustentável. Venho discutindo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad) projeto para desenvolver a região, que fica próxima à Terra Ronca”, pontua o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.
 
O turismólogo Luciano Guimarães, que integra a equipe que vai a Campos Belos, lembra que o local ainda não está aberto ao público. “Por enquanto, é um recurso natural, não um produto turístico”, diferencia. “É preciso investir em acessibilidade, sinalização, hospedagem, alimentação e guias capacitados. Só com essa estrutura é que o atrativo pode ser comercializado”, informa.

Leia mais:
Chapada lança “Rota Viva Veadeiros” e mira mercado global de bem-estar

 
Formações raras
Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a geóloga Joana Paula Sanchez explicou que poucas regiões do mundo exibem estruturas grandes como as descobertas em Goiás, que chegam até a três metros de altura. “Elas precisam de um contexto muito específico para existir, tamanhos assim são bastante raros, ainda mais espalhados por uma área grande”, disse.
 
O processo que forma as chaminés de fada, também conhecidas como “demoiselles” (moças, em francês), é chamado de erosão diferencial. “Precisa existir uma rocha mais dura depositada sobre outra mais frágil, que erode facilmente”, detalhou a geóloga. 
 
As chaminés de fada mais conhecidas do mundo estão na Capadócia, na Turquia, mas essas formações geológicas também ocorrem nos Alpes franceses, nos desertos de Utah, nos Estados Unidos, e em pequenas áreas do Canadá, da Itália e de Taiwan.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351