Adriana Marinelli
Goiânia - A obra de um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), no Setor Madre Germana II, em Goiânia, foi consumida por um incêndio na tarde de quinta-feira (9/10). O fogo teria começado em uma área de vegetação próxima e rapidamente atingiu a construção da estrutura da unidade de ensino, que está parada há anos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo.
O Cmei foi projetado para funcionar com salas modulares e deveria ter sido inaugurado em 2020, segundo previsão da então gestão municipal, mas a entrega sofreu sucessivos atrasos e acabou abandonada. Sem muros ou qualquer tipo de proteção, o espaço passou a ser usado como ponto de consumo de drogas, além de sofrer depredações, conforme pontuam pessoas que moram na região.
Moradores do bairro afirmam que a situação gera insegurança e cobram providências. Para a comunidade, o abandono da obra representa um desperdício de recursos públicos e a perda de um equipamento essencial, já que a região carece de vagas em creches.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que informou que está "tomando as devidas providências administrativas". Confira nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Educação informa que o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Madre Germana II já havia sido atingido por um incêndio em junho de 2024, conforme registro do Corpo de Bombeiros. Desde o início da atual gestão, foi instaurado processo administrativo para apurar responsabilidades sobre a situação da obra, que já se encontrava totalmente comprometida, conforme laudo técnico da equipe de engenharia da Prefeitura de Goiânia.
Na tarde desta quinta-feira (10/10), um novo incêndio destruiu o que restava da estrutura modular do CMEI. A SME segue acompanhando de perto todas as ocorrências e tomando as devidas providências administrativas, e realiza tratativas para a retomada das obras de uma unidade da rede municipal na região.
Secretaria Municipal de Educação – Prefeitura de Goiânia
Leia mais:
Revisão de contratos avança e obras em Goiânia devem ser retomadas em abril