Adriana Marinelli
Goiânia - “Goiânia tem uma das arquiteturas Art Déco mais ricas e belas do mundo”. É o que afirma o prefeito da capital, Sandro Mabel, ao enaltecer a relevância da exposição fotográfica “100 anos do Art Déco”, aberta pela Prefeitura na antiga Estação Ferroviária, no Centro da capital. Para ele, a mostra vai além da celebração do aniversário da cidade, comemorado em 24 de outubro, é uma oportunidade de aproximar a população da história e do patrimônio histórico de Goiânia.
A exposição reúne 40 fotografias selecionadas em um concurso que recebeu cerca de 500 inscrições, realizado pela Prefeitura em parceria com a Elysium Sociedade Cultural. Os registros destacam edifícios e monumentos que consolidaram a cidade no mapa mundial da arquitetura Art Déco, movimento que completa 100 anos em 2025.
Para Mabel, a iniciativa é também uma forma de reconhecer e incentivar a produção artística local. “Quero parabenizar todos os fotógrafos participantes e agradecer à Elysium e à equipe da Prefeitura por essa parceria que aproxima a população da nossa arte e do nosso patrimônio. Valorizar o Art Déco é valorizar Goiânia”, afirma o prefeito.
A mostra fica aberta até 22 de outubro, das 8h às 17h, com entrada gratuita. No último dia, será realizada uma solenidade para a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso, revelando os três melhores trabalhos.
Serviço
Exposição fotográfica “100 anos do Art Déco”
Local: Antiga Estação Ferroviária de Goiânia
Período: até 22 de outubro
Horário: das 8h às 17h
Entrada: gratuita