A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia já realizou neste ano mais de 120 mil atendimentos de urgência e emergência infantis após expandir o serviço para todas as unidades da capital. O dado foi divulgado pelo chefe do Executivo municipal, Sandro Mabel, ao destacar o impacto da mudança e reforçar seu compromisso com o bem-estar infantil.
Em balanço divulgado neste domingo (12/10), Mabel lembrou que, logo nos primeiros dias de janeiro, resgatou um dos seus principais compromissos de campanha e anunciou a oferta de atendimento infantil 24h em todas as unidades da rede de urgência e emergência da capital. "De lá para cá, foram cerca de 123 mil atendimentos, garantindo um serviço rápido e efetivo para as crianças e adolescentes que necessitam de auxílio a qualquer hora do dia", disse.
“Nós sabíamos da necessidade de expandir o atendimento pediátrico 24h a todas as unidades de saúde. Cumprimos esse compromisso e vamos ampliar ainda mais os serviços de saúde, para dar mais tranquilidade aos pais e crianças que sofriam com o descaso e falta de atendimento adequado na rede de saúde”, pontua Mabel.
O atendimento pediátrico 24h está disponível nos Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (CIAMS) dos setores Urias Magalhães e Novo Horizonte; nos Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial; e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).
Operação Zera Fila
No mesmo balanço, o prefeito de Goiânia também falou sobre educação, já que, segundo o material, a atual gestão focou o aumento do número de vagas nas creches e educação infantil. Com a Operação Zera Fila, foram criadas 10 mil novas vagas durante os primeiros nove meses de gestão, diminuindo consideravelmente o déficit histórico da capital.
"A Operação Zera Fila é uma estratégia de ampliação e ocupação das vagas disponíveis na rede. A meta é reduzir a fila de espera e garantir que todas as crianças estejam inseridas no sistema educacional", afirma Mabel.
O bem-estar dos alunos também foi prioridade – nos primeiros meses da gestão, foram instalados 783 aparelhos de ar condicionado em 101 unidades educacionais; distribuídos 200 mil livros didáticos, 100 mil peças de uniformes, 19 mil pares de tênis e 35 mil kits escolares. Também foi ampliado o número de escolas com salas e kits de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que hoje já são 92.