Ludymila Siqueira
Goiânia - Parece que foi ontem que a magia do Natal encantava os olhos de quem passava pela estrutura do Natal do Bem, no Centro Cultural Niemeyer, em Goiânia. Mas nem deu tempo de sentir saudade. É que o maior evento natalino gratuito do País já será iniciado em 14 de novembro, trazendo uma edição histórica, com aumento no número de atrações em 2025. Entre as grandes novidades está o túnel de LED, que proporcionará uma experiência imersiva aos visitantes em quatro ambientes, cada um revelando parte da rotina do Papai Noel.
"Trabalhamos para deixar o evento mais bonito a cada ano e neste que será o último da gestão do governador Ronaldo Caiado será ainda mais especial. É uma iniciativa que fazemos com tanto amor e o com todo carinho para as pessoas que por aqui passarem", afirma a primeira-dama Gracinha Caiado, que também é coordenadora do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em conversa com jornalistas no lançamento do Natal do Bem 2025, na manhã desta segunda-feira (13/10).
O evento, uma realização do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da OVG, contará com iluminação inédita com 3 milhões de pontos de luz, roda-gigante, carrossel, trenzinho, árvore de 40 metros, neve artificial e experiência imersiva em túnel de LED. A festa natalina será realizada de 14 de novembro a 4 de janeiro de 2026, com mais de trezentas apresentações culturais, dentre elas, a cantora gospel Aline Barros no dia 11 de dezembro.
A expectativa é superar a marca do ano passado e receber mais de 1,8 milhão de visitantes. O Natal do Bem terá entrada, estacionamentos e atrações gratuitas, com cenas teatrais e músicas clássicas de Natal, que serão interpretadas por bailarinos, cantores, acrobatas e artistas circenses, animando os 30 mil metros quadrados do complexo natalino. Um grande diferencial é que a maioria dos artistas são locais. O Palácio da Música e o Coreto da Vila do Papai Noel serão palcos de shows e espetáculos.
Edição Natal do Bem 2024 (Foto: Diego Canedo)
No complexo natalino funcionarão as Vilas do Papai Noel, de Brinquedos, Gastronômica e Gelada, com neve artificial. O projeto deste ano também conta com presépio, carrossel, trenzinho e roda-gigante. E, para deixar tudo isso ainda mais encantado, o Natal do Bem 2025 terá, além da cerimônia de acendimento das luzes, a cerimônia do apagar das luzes de Natal, com personagens vivos, e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
"Por isso, pensamos em cada detalhe da decoração do Natal do Bem para proporcionar às famílias um espaço de aconchego e alegria. Essa é a maneira do Goiás Social trabalhar: levando afeto e esperança para todos. Em especial para aqueles que mais precisam", destaca a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.
Funcionamento
Considerado o maior Natal com entrada gratuita do Brasil, O Natal do Bem funcionará de terça a domingo, das 18h às 23h, exceto nos dias 22 e 24 de dezembro, quando os horários serão, respectivamente das 18h às 23h e das 17h às 21h. O evento ainda oferecerá 12 mil vagas gratuitas de estacionamento rotativo e quatro linhas de ônibus exclusivas: duas regulares da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), que partem dos terminais Praça da Bíblia e Isidória; e duas linhas exclusivas e gratuitas, com trajetos especiais, que saem do Flamboyant Shopping e da Praça Cívica.
Segurança e acessibilidade
Todo o complexo do Natal do Bem 2025 contará com equipes de apoio de saúde e segurança compostas pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PM), Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Triunfo Concebra e equipes de segurança privada. O evento também terá acessibilidade a todos os públicos, com intérpretes durante as apresentações, piso tátil, rampas de acesso e empréstimo de cadeiras de rodas para quem tem mobilidade reduzida.