A Redação
Goiânia - O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; e o pioneiro cooperativista Lajose Alves Godinho serão os grandes homenageados na próxima terça-feira (14/10) com a entrega da Comenda e do Diploma do Mérito Cooperativo. As homenagens, que serão realizadas no Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia, são um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao cooperativismo goiano.
“Cada homenageado, em cada edição da entrega da comenda e do diploma, tem ou teve um papel relevante na história ou no presente da nossa instituição”, explica Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO.
Na edição do ano passado, foram homenageados os cooperativistas Antonio Chavaglia, Antônio Carlos Borges e Jaime Câmara Júnior. Na primeira edição, em 2023, os homenageados foram o governador Ronaldo Caiado, o senador Vanderlan Cardoso e o presidente do Sistema OCB nacional, Marcio Lopes de Freitas.
Homenageados
Daniel Vilela é ex-vereador de Goiânia e ex-deputado estadual e federal. Atualmente, ocupa o cargo de vice-governador de Goiás e a presidência do MDB Goiás, onde tem atuado pelo desenvolvimento cooperativista no estado.
Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Agrorural de 1998 a 2018, em Quirinópolis, Lajose Alves Godinho é um pioneiro do cooperativismo em Goiás e figura central na criação do sistema Sicoob e do Bancoob.
Ex-presidente do Banco Central de 2019 a 2025, Roberto Campos é o atual vice-presidente do Conselho de Administração e chefe global de Políticas Públicas do Nubank. “Roberto Campos defendeu o cooperativismo na democratização do crédito no Brasil e criou uma agenda específica, incluindo importantes aperfeiçoamentos legais”, frisa Luís Alberto.