A Redação
Goiânia - O mutirão de zeladoria urbana da Região Oeste de Goiânia, realizado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), retirou mais de 1.157 toneladas de entulho e massa verde das vias em apenas 21 dias. O balanço parcial, divulgado nesta segunda (13/10), mostra que, desde o início da operação em 19 de setembro a companhia varreu mais de 1 milhão de metros lineares de ruas.
Com duração de 21 dias e previsão de encerramento para até a próxima sexta-feira (17/10), a força-tarefa abrange uma ampla gama de serviços, como roçagem, capina, varrição e poda de gramados, com foco na revitalização urbana e na melhoria da qualidade de vida nos bairros atendidos.
O balanço parcial da operação, que contemplou bairros como Conjunto Vera Cruz (I, II e 5ª Etapa), Residencial São José (parte), Residencial Itapuã, Residencial Primavera, Residencial Ana Moraes e Residencial Junqueira, evidencia o volume expressivo de trabalho executado pelas equipes. Na frente de serviços gerais, foram registrados 102.725,5 metros quadrados de gramados podados. A varrição de vias alcançou 1.360.294 metros lineares, enquanto os serviços de capina e raspagem totalizaram 912.441 m² de área limpa.
Os trabalhos de remoção e roçagem se concentraram especialmente nos bairros Vera Cruz I e Jardim do Cerrado. Nesses locais, a roçagem mecanizada somou 102.541 m², com 24 lotes finalizados com acabamento, totalizando as 1.157 toneladas de entulho removido. Uma operação específica para retirada de massa verde foi executada nos setores São Francisco, Jardim Petrópolis, Capuava, Leblon e Residencial Eldorado, resultando na coleta de 898 toneladas adicionais de resíduos vegetais.
As equipes foram mobilizadas com recursos humanos e maquinário especializado. O Conjunto Vera Cruz I e II, Jardim Primavera, Setor São José e Residencial Portinari contaram com 12 costais e oito rasteladores. O mutirão também utilizou duas máquinas trapizombas para pintura de meio-fio, garantindo o acabamento das vias públicas e reforçando o cuidado da Comurg com a Região Oeste.
Leia mais:
Terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas