A Redação
Goiânia - Um apagão registrado à 00h31 desta terça-feira (14/10) deixou cerca de 49 municípios de Goiás sem energia elétrica. Segundo a Equatorial Goiás, o fornecimento foi interrompido automaticamente pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), em ação determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) após uma variação de frequência na rede nacional.
De acordo com a Equatorial, a medida foi acionada para preservar a estabilidade do sistema elétrico. O restabelecimento da energia foi feito gradualmente, conforme liberação do ONS, e o último cliente teve o serviço normalizado 57 minutos após o início do evento.
A concessionária informou ainda que segue monitorando o sistema em tempo real e mantém contato com o ONS, que está analisando as causas do apagão. O apagão foi causado por um incêndio em uma subestação no Paraná, segundo informação do Ministério de Minas e Energia. Ainda não se sabe o que causou o fogo.
Confira os municípios afetados em Goiás: Inhumas, Nerópolis, Itaberai, Aruanã, Novo Brasil, Britânia, Santa Fé, Matrinchã, Itapirapuã, Jaupaci, Fazenda Canadá, Jussara, Fazenda Nova, Maurilândia, Iporá, Diorama, Moiporá, Jurumirim, Ivolândia, Israelândia, Santa Rosa, Amorinópolis, Montes Claros, Arenópolis, Caiapônia, Piranhas, Doverlândia, Bom Jardim, Aragarças, Baliza, Damolândia, Nova Veneza, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Brazabrante, Ouro Verde, Campo Limpo, Caturaí, Itauçu, Mambai, Alvorada do Norte, Usina Mambaí, Petrolina, São Francisco, Jaraguá, Jesúpolis, Jaranápolis, Luziânia, Santa Helena.
Nota divulgada pela Equatorial Goiás (foto: divulgação)
Instabilidade nacional
Vários Estados brasileiros também enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira (14/10). Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito Estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina. Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve interrupção total do serviço por até 20 minutos.
No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma "perturbação" no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. De acordo com a concessionária, a interrupção começou às 0h09 e foi resolvida por volta das 0h25.
Leia mais:
Portugal e Espanha enfrentam apagão de grandes proporções