A Redação
Goiânia - O prefeito Sandro Mabel participou, nesta terça-feira (14/10), da entrega da Comenda e Diploma do Mérito Cooperativo pelo Sistema OCB/GO. Em 2025, os homenageados são o vice-governador Daniel Vilela; um dos pioneiros do cooperativismo goiano, Lajose Alves Godinho; e o chefe global de Políticas Públicas do Nubank, Roberto Campos Neto. O evento foi realizado no auditório do Edifício Goiás Cooperativo, em Goiânia.
“Sempre fui cooperativista e acho que a cooperativa é a melhor forma de você associar e crescer. Aqui em Goiânia, nós estamos junto com a OCB fazendo um trabalho em alguns pontos que pode se colocar a cooperativa, que vai desde a questão dos fios que estão pregados nos postes e o aproveitamento deles, como também a parte da reciclagem do lixo”, disse Mabel, ao destacar que a cooperativa não tem tamanho nem fronteira. O prefeito também frisou a importância da atuação dos homenageados em prol do setor.
Comenda
A comenda é outorgada pela Casa do Cooperativismo Goiano a líderes e personalidades do cenário estadual e nacional em reconhecimento ao protagonismo na defesa, no fortalecimento e no desenvolvimento do cooperativismo. Para o presidente da entidade, Luís Alberto Pereira, “a comenda é um reconhecimento e um gesto de gratidão a todos que contribuíram com essa história.” O presidente da OCB também fez menção ao prefeito Sandro Mabel e ao governador Ronaldo Caiado como nomes que trabalham pelo cooperativismo.
O 27º presidente do Banco Central do Brasil (2019 a 2025) e atual vice-presidente do Conselho de Administração e chefe global de Políticas Públicas do Nubank, Roberto Campos Neto, lembrou que, em sua passagem pelo BC, honrou compromisso assumido e adotou mais de 25 medidas relativas ao cooperativismo. “Medidas para melhorar o recurso, a governança e a diminuição da burocracia”, destacou o homenageado.
Já o governador Ronaldo Caiado, apontou que o cooperativismo tem crescido muito em Goiás graças a um trabalho de parceria entre a OCB/GO e todos os setores. “Esse processo contribui para melhor qualidade e distribuição de renda e índice educacional melhor”, defendeu Caiado, ao citar resultados não apenas na economia, mas também na área social. O vice-governador Daniel Vilela resumiu que o setor “puxa o crescimento econômico de Goiás”.
Leia mais
OCB-GO entrega Comenda e Diploma de Honra ao Mérito Cooperativo 2025