Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Ampla programação

Brasília sediará o Fórum Naves Brasil

Evento será neste sábado (18/10) | 17.10.25 - 10:36
Jales Naves
Especial para o jornal A Redação

Goiânia Brasília vai sediar neste sábado, dia 18, no San Marco Hotel, o Fórum Naves Brasil. Em pauta, analisar, discutir e decidir sobre a realização, na Capital Federal, do Festival Cultural Naves Brasil, com quatro exposições – literária, de artes e cultura, de dança e música e de gastronomia, resgatando a contribuição dos Naves ao país. Na abertura, às 14h, serão exibidos um vídeo sobre a trajetória dos Naves a partir de 1650 e a planta apresentando todo o projeto do Festival, que inova na área e cria uma dinâmica especial nessas iniciativas.
 
Já confirmaram presenças o advogado Rubens Naves, amplamente reconhecido por sua experiência no campo do Terceiro Setor, sendo um dos grandes defensores da constitucionalidade do modelo das Organizações Sociais; João Braz Naves, fundador da Rodonaves, empresa com mais de 40 anos de história no transporte rodoviário de encomendas e referência nacional em gestão empreendedora e logística; e o médico Francisco Humberto de Freitas Azevedo, Deputado Constituinte nota 10, participou da elaboração do SUS e ajudou na sua aprovação no Congresso Nacional e lutou pela criação do Estado do Triângulo em 1988.
 
O evento terá, às 10h30, o lançamento, para estudiosos e interessados em conhecer a trajetória dos Naves, de dois livros, fruto de pesquisas e estudos, escritos pelos maiores especialistas no tema: “A história da família Naves no Brasil”, das professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, e “Árvore genealógica da família Naves brasileira”, do pesquisador Nilson N. Naves, ambos com a participação do jornalista Jales Naves.
 
A família Naves, uma das mais tradicionais no Brasil, já com um legado de realizações nas mais diversas áreas, resolveu se mostrar à sociedade, criando uma memória de sua contribuição nesses 375 anos, desde a chegada do primeiro familiar, João de Almeida Naves, em 1650, que deu origem e sequência ao nome. Identificando-se com os propósitos de construção da nova nação, os Naves somaram nessa luta, que passou a ser de seus integrantes, de seus descendentes e de todos que se uniram ao processo, comungando objetivos.
 
Ousado e inovador
A Editora Naves, que coordena a iniciativa, elaborou um projeto ousado e inovador, com múltiplas atividades socioculturais, artísticas e de gastronomia, em mostras temáticas, que vão motivar uma participação de toda a sociedade, pelo formato e pela dinâmica a ser adotada. Esse projeto, apresentado ao Ministério da Cultura, à sua Secretaria de Economia Criativa, mereceu a devida aprovação e a oportunidade de ser promovido utilizando os incentivos da Lei Rouanet, ao se enquadrar nos seus exigentes critérios.

“Agora, queremos ampliar o alcance dos objetivos de promoção da arte, da cultura, da música, da literatura e da gastronomia criando um instrumento para dar dinâmica ao projeto e redimensionar o seu alcance; buscando maior envolvimento da sociedade brasileira”, afirmou a promotora do Festival, Elvira Naves.
 
O fórum – conforme explicou – tem como objetivo promover a discussão e a troca de ideias sobre a organização da família Naves e o detalhamento de ações, criando espaço para que os participantes expressem suas opiniões e compartilhem conhecimentos, experiências e perspectivas. A proposta é incentivar a participação ativa de todos, promovendo a interação e o debate construtivo.
 
 
 
 
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351