Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Evento é aberto para a sociedade | 17.10.25 - 14:21
Evento científico é aberto à comunidade (Foto: divulgação)A Redação
Goiânia – O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza a edição 2025 da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec). Com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a programação está alinhada à 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A Secitec do Câmpus Goiânia do IFG será realizada em duas etapas: de 20 a 23 de outubro e de 10 a 14 de novembro de 2025, reunindo atividades científicas, culturais, tecnológicas e artísticas abertas ao público. O evento tem como objetivo aproximar a comunidade do IFG, apresentando seus cursos, projetos, pesquisas e estrutura física, além de fomentar o diálogo entre a academia, escolas, instituições de pesquisa e a sociedade.
O Câmpus Goiânia do IFG obteve recursos de R$ 120 mil reais para a realização da Secitec 2025. Os recursos são oriundos de Chamada Pública Pop Ciência CNPq/MCTI nº11/2025, como parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) pelo CNPq.
Meio ambiente
Entre os destaques da programação da Secitec 2025 no mês de outubro estão palestras e oficinas voltadas às questões ambientais e de sustentabilidade. A abertura oficial da Secitec ocorre no dia 20/10 (segunda-feira), com a palestra: “Mudança climática e a demanda por serviços de saneamento básico relacionada aos resíduos sólidos”, com o professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia do IFG, Marlon Capanema, às 9h, no Teatro do IFG. Na abertura, haverá ainda apresentação musical com os estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical, Ruth Gabrielle Matias e João Pedro Garcia.
Ainda no dia 20/10, às 20h, haverá a palestra: “As lições da enchente do Rio Grande do Sul”, com o professor do Câmpus Goiânia do IFG da área de Meio Ambiente, Antônio Pasqualetto, no auditório Demartin Bizerra.
O primeiro dia de programação da Secitec 2025 no Câmpus Goiânia contará com Exposição de Artes Cores do Cerrado, mostra de trabalhos artísticos criados no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França e mais exposição de barcos e motos aquáticas (jet ski) no estacionamento do câmpus, com visitação aberta à comunidade. Estudantes da Escola Municipal Jesuína de Abreu participam do projeto Conhecendo o IFG a partir das 8h.