A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia lançou o Programa Goiânia + Verde, neste sábado (18/10), durante o Goiânia + Humana, evento que ocorre no Conjunto Vera Cruz II. O programa de arborização tem como objetivo a realização de ações de plantio de mudas nativas do Cerrado em diversos pontos da capital.
“Nossa meta é plantar 400 mil mudas ao longo do nosso mandato. Somos umas das cidades mais arborizadas do mundo e queremos alcançar o primeiro lugar”, afirmou o prefeito, na abertura edição especial do Goiânia + Humana em comemoração ao aniversário de 92 anos da capital.
No Parque das Flores, 2,5 mil espécies nativas serão plantadas ao longo do programa. Outras ações serão realizadas no Parque Sebastião Júlio Aguilar, com plantio de 800 mudas adaptadas para solo brejoso; no Córrego Rosão, com plantio de 1,5 mil espécies nativas; na Lagoa Vargem Bonita, com plantio de 820 mudas adaptadas para área alagada; e no Parque Curitiba, com plantio de 1,2 mil mudas de espécies nativas.
As ações de plantio permitem realizar o processo de sucessão ecológica e a restauração de ecossistemas, combatendo a erosão, estabilizando o solo e reduzindo o risco de incêndios recorrentes. “O plantio planejado de espécies nativas, muitas vezes mais adaptadas ao clima e ao controle natural do fogo, é uma estratégia de manejo e prevenção de novos incêndios”, explica a bióloga e analista ambiental da Amma, Wanessa Caroline.
Além disso, o Goiânia + Verde promove a proteção de recursos hídricos, pois o plantio em áreas de preservação permanente (APPs) atua como filtro natural, protegendo a qualidade da água e regulando seu fluxo. “A vegetação densa impede que sedimentos e poluentes cheguem aos corpos d’água”, afirma a bióloga.
Política Pública Transversal
As ações do Goiânia + Verde se consolidam como Política Pública Transversal por se tratarem de ações que geram benefícios ambientais, sociais e econômicos, além de tocarem outras áreas, como a educação. Um dos projetos dentro do programa é o CMEI + Verde, que promove o plantio de árvores em ambientes escolares, integrando o ato de plantar árvores ao cotidiano escolar.
“Ao envolver ativamente os estudantes no processo, desde a escolha das espécies nativas do Cerrado até o cuidado diário com as mudas, estamos cultivando não apenas árvores, mas também a consciência ambiental, o senso de responsabilidade e o respeito pela natureza”, conta o diretor de Áreas Verdes da Amma, Gustavo Cruvinel.
Disque Goiânia + Verde
No aplicativo Goiânia 24h, já está disponível a opção para a população solicitar o plantio de espécies nativas do Cerrado em calçadas. Basta logar no aplicativo, disponível gratuitamente para sistemas iOS e Android e responder o formulário sobre as condições da calçada onde se deseja realizar o plantio. As equipes da Amma definem as espécies ideais para plantio em cada localidade e realizam o plantio da muda.
Outras ações incluem corredores verdes interligando os parques, que consiste no plantio em calçadas e canteiros centrais que ligam o Parque Areião ao Parque Vaca Brava; e a Virada Ambiental, uma ação conjunta entre as prefeituras de Goiânia e a de Aparecida de Goiânia, com o plantio ao longo da avenida Rio Verde, até o encontro entre os dois municípios.