A Redação
Goiânia - Uma multidão maior do que muitos municípios goianos compareceu logo cedo nesta manhã de domingo (19/10) para realizar a prova de Vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). O processo seletivo foi realizado em 8 cidades goianas e contou com o apoio de 2.400 colaboradores. Um total de 31.825 inscrições foram homologadas e estavam aptas a participar do certame, que ofertou 2.209 vagas em 97 opções de cursos de graduação.
A realização do Vestibular, após 10 anos, foi uma estratégia adotada pela Universidade visando o preenchimento de 100% das vagas dos cursos de graduação da UFG. A publicação do resultado final do processo seletivo será no dia 28 de novembro. O índice de abstenção geral do vestibular foi em média de 16%, sendo maior na capital do que nas cidades do interior. Vale destacar que o vestibular obteve o percentual de 34,1% de inscrições de homens e 65,9% de mulheres.
As provas foram aplicadas em 8 cidades, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Itumbiara, Uruaçu, Iporá, Rio Verde e Cidade Ocidental. Um total de 31.825 foram homologadas e estão aptas a participar do certame.
As provas da parte da manhã tiveram duração de 3 horas, foram aplicadas a redação e 24 questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Na parte da tarde, os portões foram abertos às 13h para receber os candidatos que responderam 72 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Os três cursos com maior procura foram: Medicina, Direito e Psicologia, seguidos de Medicina Veterinária, Engenharia de Software, Odontologia, Biomedicina, Inteligência Artificial, Agronomia e Ciência da Computação. O tema da redação deste ano foi “Inteligência Artificial: impactos na vida cotidiana e limites éticos”. Claci Rosso lembrou que a UFG foi a primeira universidade do país a oferecer este curso de graduação e ela considera que “esse tema está sendo bastante debatido e é atual, consideramos que é um tema fundamental para formação dos nossos estudantes”.
A publicação do resultado preliminar do gabarito da prova objetiva será feito nesta segunda-feira (20/10), no site do Instituto Verbena. No dia 28/11, além da publicação do resultado final do processo seletivo, também serão publicadas a relação dos candidatos aprovados em 1ª chamada e a listagem com os candidatos classificados para compor o Cadastro de Reserva.