Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Qualidade de vida

Cooperativismo impacta cerca de 870 mil pessoas em Goiânia

Sistema OCB/GO lidera diversas iniciativas | 23.10.25 - 17:03 Cooperativismo impacta cerca de 870 mil pessoas em Goiânia Presidente do Sistema OCB/GO, LUÍS ALBERTO PEREIRA (Foto: reprodução)
A Redação 

Goiânia - 
O cooperativismo impacta cerca de 870 mil pessoas em Goiânia, quase dois terços da população, estimada em 1,5 milhão de habitantes. Segundo dados do Sistema OCB/GO, existem 74 cooperativas associadas e com sede na capital que, juntas, reúnem 290 mil cooperados. Cada cooperado representa pelo menos outras três pessoas na mesma família.
 
"O cooperativismo tem forte impacto na geração de emprego e de renda em Goiânia. Nosso modelo de negócio já é consolidado em ramos como crédito e saúde e mostra vigoroso crescimento no segmento habitacional", afirma Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO.
 
Fiel ao princípio cooperativista do interesse pela comunidade, a instituição representativa e as cooperativas goianas têm se empenhado para desenvolver Goiânia e transformá-la em um local mais sustentável, igualitário e com boa infraestrutura para seus moradores. Nos últimos anos, investiram em setores como reciclagem, educação, esporte, economia e contribuíram para restaurações de patrimônios públicos e para iniciativas de igualdade social.
 
Um exemplo destas ações é a comemoração anual do Dia de Cooperar – o Dia C GO, que em 2025 chegou à sua 12ª edição. O evento já recebeu quase 40 mil pessoas em todas suas edições, com diversas ações gratuitas oferecidas à população. Desde 2019, a celebração é realizada no Jardim Botânico de Goiânia, mas já passou pelo Zoológico da capital e pelo Parque Mutirama.
 
Além de ofertar diversos serviços gratuitos, as cooperativas investiram na recuperação e modernização da infraestrutura do Jardim Botânico. Com investimentos de quase R$ 400 mil, revitalizaram 16 aparelhos públicos do parque, além do Orquidário Amália Hermano Teixeira, o viveiro e o deck do lago do Jardim Botânico, entre outras melhorias na infraestrutura do local.
 
Parcerias
Nos últimos anos, o Sistema OCB/GO tem também atuado em parcerias com os Poderes Legislativo e Executivo. As realizações impactaram positivamente toda a capital. Um exemplo recente é a obra de drenagem no Jardim Goiás, especialmente no viaduto da Avenida H com a Jamel Cecílio, que leva o nome Goiás Cooperativo. Trata-se de uma antiga demanda da população dos moradores de Goiânia e, sobretudo, dos habitantes da região, que foi encampada pela instituição cooperativista.
 
Também fruto de articulação do Sistema OCB/GO, as cooperativas de reciclagem de Goiânia receberam apoio, por meio de emendas parlamentares, para aquisição de EPIs, prensas, usinas fotovoltaicas e outros equipamentos para tratamento dos resíduos sólidos.
 
O vereador Denício Trindade, autor de emenda parlamentar em favor do cooperativismo goiano, acredita que o modelo cooperativo é um dos caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária. “A defesa do cooperativismo no legislativo municipal é um trabalho contínuo de conscientização e mobilização."
 
Luís Alberto Pereira afirma que o papel do Sistema OCB/GO é catalisar o potencial do cooperativismo em favor da população de Goiânia, explorando novas frentes de crescimento, como a reciclagem e a agricultura familiar, para atender demandas específicas da capital e gerar ainda mais oportunidades e desenvolvimento para a cidade.
 
Movimento Reciclar
Neste ano, o Sistema OCB/GO, em parceria com outras entidades, lançaram na capital o Movimento Reciclar. A mobilização, que envolve entidades públicas, privadas e o terceiro setor, tem a missão de elevar o índice de reciclagem de resíduos sólidos em Goiânia, dos atuais 2% para 50%, até 2033, ano do centenário da cidade. O movimento implantará no ano que vem um projeto piloto no Setor Jaó.
 
Além disso, o Movimento Reciclar já está presente em diversas iniciativas. São exemplos a parceria com a Comurg para realizar o dimensionamento sobre o volume de reciclagem necessário para aumentar a vida útil do aterro sanitário; parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), com foco no incentivo do uso de ecopontos; parceria com a Secretaria de Infraestrutura para que a concessionária de limpeza urbana LimpaGyn não misture o lixo comum ao material que pode ser reciclado; e a distribuição de 1 milhão de sacos azuis para acondicionamento de resíduos recicláveis em supermercados da cidade. Essa ação foi financiada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO).
 
O Reciclar também tem trabalhado para viabilizar, juntamente com a UFG, a transformação em pó de todo material de vidro coletado em Goiânia, reduzindo custos de transporte e, principalmente, danos ao meio ambiente. Em parceria com o Convention Bureau, a iniciativa liderada pelo Sistema OCB/GO e Codese articula para que todos os grandes eventos da capital sejam sustentáveis e tratem adequadamente seus resíduos.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351