Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Investigação

Polícia Civil apresenta 3 suspeitos do assassinato de Valério Luiz

Dois são policiais | 01.02.13 - 10:38 Polícia Civil apresenta 3 suspeitos do assassinato de Valério Luiz Mané disse que agora é o começo de outra luta, desta vez junto ao Judiciário - Foto: divulgação
Michelle Rabelo

Goiânia - Mais de seis meses depois da morte do cronista esportivo Valério Luiz, a Polícia Civil apresentou no final da manhã desta sexta-feira (1/2) três suspeitos de envolvimento do crime. Principal suspeito de ser o autor dos disparos, o açougueiro Marcos Vinicius, mais conhecido como Marquinhos, está entre os detidos. Outro suspeito apresentado nesta manhã foi o sargento Osmar Gomes da Silva, da Polícia Militar. O terceiro detido, conhecido pelo apelido de Urbano, também é policial e é um funcionário de um empresário goiano, que não teve o nome divulgado pela Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH).

Titular da DIH, Adriana Ribeiro disse, durante entrevista coletiva, que ainda há outros suspeitos e que o nome do mandante ainda não será divulgado para não atrapalhar as investigações. “Os trabalhos para investigar o caso continuam. Por isso, achamos melhor manter algumas coisas em sigilo”, afirmou.   Secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita reforçou que o nome do mandante só será divulgado após a conclusão do inquérito.

 
Valério Luiz tinha escolhido seguir os caminhos do pai, Mané de Oliveira - Foto: divulgação.
 
O pai de Valério, também jornalista esportivo, Mané de Oliveira falou, por telefone, com o jornal A Redação e contou que um dos policiais presos é conhecido como Silveira e foi o responsável pelo sumiço das provas. Já o civil - que não pertence à Polícia Militar (PM) teria executado, de fato, Valério.
 
Segundo o Tenente Coronel Anésio Barbosa, o nome do mandante será divulgado assim que ficar provado o envolvimento no crime. "As provas já foram colhidas e nós já pedimos a disponibilização delas para a PM. Partimos do princípio de que todos são inocentes até que se prove o contrário. Assim que os resultados do inquérito forem divulgados vamos trabalhar com as penalidades nos âmbitos penal e administrativo".

Mané disse que agora é o começo de outra luta, desta vez junto ao Judiciário. "As pessoas sabem do conceito que eu tenho junto à imprensa e ao governo. Sei que tudo que era possível foi feito, mas agora iniciamos outra luta: prender foi ótimo, mas o que eu quero é que eles não sejam soltos", pontua.

Assim que assumiu o comando da PC, João Carlos Gorski disse que não via a necessidade da intervenção da Polícia Federal (PF) no caso, como estava sendo solicitado por familiares de Valério. “Trata-se de um crime muito complexo. Existem indícios, mas ainda faltam provas. Não adianta produzirmos um inquérito com o nome do autor do crime sem as provas necessárias para condenação”, disse. “Em Goiânia, temos o exemplo do caso Polyanna Arruda, que demorou cerca de dois anos para ser totalmente esclarecido”, disse na ocasião.

Para Mané de Oliveira a vantagem de uma possível ajuda da PF é em relação à inteligência e a aparelhagem técnica. Ele conta que sempre acreditou na trabalho da PC e que por diversas vezes o governador Marconi Perillo disse a ele que a resolução do crime era prioridade do governo. "O Mesquita, o Gorski e o Marconi ajudaram muito", disse.

Entenda o caso
O cronista esportivo Valério Luiz de Oliveira, 49 anos, foi assassinado em frente à Rádio Jornal - 820 AM no início da tarde do dia 5 de julho, por volta das 14h, quando ele deixava a emissora. Uma testemunha que presenciou a cena prestou depoimento no local. De acordo com ela, havia um motociclista, usando um blusão azul, parado na porta da rádio há algum tempo. Quando o filho do cronista esportivo Mané de Oliveira saiu da emissora, o autor fez os disparos contra seu carro, um Ford Ka preto.


Valério Luiz de Oliveira deixou mulher e três filhos - Foto: Divulgação.
 
De acordo com um colega de trabalho, Valério Luiz terminou a participação no Jornal Debates às 14 horas e depois deixou a emissora. Em seguida, o colega ouviu os disparos. Por volta de cinco minutos depois, a ambulância do Samu chegou ao local para socorrê-lo, mas o cronista não apresentava mais sinais de vida.
 
Carreira

Valério Luiz seguiu os caminhos do pai, Mané de Oliveira, e ingressou na cobertura esportiva. Começou sua carreira profissional como repórter esportivo em 1978, pela rádio Difusora, de Goiânia. Em 1980, fez parte da produção do quadro do Goiânia Urgente pela Tv Goyá, antiga filiada do SBT em Goiás.
 
Já passou pelo programa Esporte Total (TV Brasil Central), RBC, Tv Goiânia e Rádio Anhanguera. Atualmente, Valério Luiz estava na Rádio Jornal AM 820 e no Programa Mais Esportes, da PUC TV. Valério Luiz de Oliveira deixou mulher e três filhos.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 01.02.2013 15:44 Anderson Bezerra Cavalcante Lima

    Parabéns a Pc. q após pressões por parte da mídia, apresenta ainda que com atraso os 3 suspeitos; E ao Manê por sua bravura e coragem de não se calar diante das pressões sofridas.

  • 01.02.2013 12:31 MARIA CONCEIÇAO DOS SANTOS

    Fico feliz principalemte pela dor do pai e isto nao o tras de volta nao.. mais pelo menos ameniza tanta dor, e o caso da costureira Rosimeire e sua filha de apenas 14 anos Stefani morta dia 03/12/2011 mais de nao se passou e nada, foram mortas com um requinte de cruledade sem tamanho.. cde os assasinos, cde.. pelo amor de Deus olhem este caso

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351