Taíssa Queiroz
Goiânia - O diretor-presidente do jornal A Redação, João Unes, participou do Painel de Web Jornalismo, nesta quinta-feira (30/10), na Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo (FIC Goiás), em Goiânia. Durante o evento, foi debatido o que é o novo web jornalismo, os impactos desse modelo na vida das pessoas e o uso das Inteligências Artificiais (IAs) na comunicação.
João Unes falou sobre a evolução do jornalismo impresso para a web. Segundo ele, quando esse novo modelo começou a ser implantado, os jornalistas que trabalhavam no impresso encavaram a novidade com desconfiança. Ele contou que, no início, era um modelo muito lento. ''Em 1995, quando eu acessei esse modelo pela primeira vez, era uma luta para ler uma matéria. Os sites eram muito lentos e levava muito tempo para abrir uma página'', lembrou.
Além de Unes, o painel contou com a participação dos jornalistas, Domingos Ketelbey, do Mais Goiás e Altair Tavares, do Diário de Goiás.
João Unes, Altair Tavares e Domingos Ketelbey (Foto: Taíssa Queiroz)
Em sua fala, João Unes comentou sobre a evolução rápida do web jornalismo, sobretudo com a chegada das redes sociais, que impulsionou o modelo de comunicação. Ele também falou sobre o jornal A Redação, que foi lançado em 2011. ''O modelo que nós desenvolvemos no jornal veio do Digital First, que mescla Breaking News, que são as matérias que a população mais gosta de ler e mais acessa, e as reportagens, que é a melhor forma de notícia, ouvindo especialistas, personagens, autoridades, etc'', explicou.
Inteligência Artificial no jornalismo
Ao ser questionado sobre a Inteligência Artificial (IA), João diz não estar preocupado com uma substituição dos jornalistas. ''O faro para um furo de uma reportagem, por exemplo, depende de um ser humano. Uma IA ainda não consegue fazer isso e eu acredito que ainda vai demorar para ela adquirir essa habilidade. Logo, não há preocupação de ser substituído''.
Ele também disse que a IA não tem a capacidade de produzir uma novidade. ''Ela trabalha com a biblioteca disponível, ou seja, o que já foi publicado''. ''No jornal A Redação, usamos a IA para otimizar tempo. Para transcrever áudios, colocar legendas em vídeos e sintetizar textos'', exemplificou.