Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

ECONOMIA

Encontro busca abrir mercados internacionais para cooperativas goianas

Sistema OCB/GO e Fecomércio-GO promoveram ação | 30.10.25 - 22:04 Encontro busca abrir mercados internacionais para cooperativas goianas Encontro busca abrir mercados internacionais para cooperativas goianas. (Foto: Divulgação)
 
A Redação

Goânia
- O Sistema OCB/GO, com apoio da Fecomércio-GO, iniciou tratativas com representantes de embaixadas no Brasil e de empresas estrangeiras para abertura de mercados internacionais aos produtos e serviços de cooperativas de Goiás. Para isto, nesta quinta-feira (30/10), houve encontro na sede da entidade do cooperativismo goiano, em Goiânia, com equipes das embaixadas do Quênia, Ruanda, México, África do Sul e Rússia.
 
Na ocasião, lideranças do Sistema OCB/GO e da Fecomércio apresentaram o potencial econômico do Estado para investimentos estrangeiros e as oportunidades de negócios com as cooperativas goianas. 
 
Jhonatan Santos, doutor em Relações Internacionais e representante de empresas russas no Brasil, destacou que a Rússia vê o Brasil como um mercado em crescimento e repleto de oportunidades. “O mercado russo carece de novas tecnologias e parcerias e busca ampliar sua presença na América Latina, especialmente no Brasil, que é o líder do continente em termos de tecnologia, inovação, cultura, além de ter estabilidade econômica e política”, disse.
 
Segundo ele, o cooperativismo também é um setor forte e tradicional na Rússia. Jhonatan  avalia que o Brasil é “um parceiro estratégico”. Como exemplo, citou a importação de fertilizantes russos e a exportação de grãos e proteína animal, sobretudo carne bovina e suína, para a Rússia.
 
O presidente da Cooperativa Mista Agropecuária do Rio Doce (Coparpa), de Jataí (GO), Roberto Garcia, reuniu-se com o representante da Embaixada do México, que demonstrou interesse em estabelecer acordos comerciais com o Brasil. A Coparpa, especializada na produção de ração para bovinos de leite e de corte, também atua em parceria com a Caramuru Alimentos na produção de biodiesel. A cooperativa goiana produz cerca de 1 milhão de sacas de soja por ano.
 
Relevância econômica das cooperativas
O coordenador da Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio-GO, Marcelo Gomes, ressaltou que esse tipo de iniciativa é essencial para que representantes diplomáticos conheçam a relevância econômica das cooperativas e sua contribuição para o PIB goiano e nacional. “Eventos como a FIC Goiás e a CoopsParty permitem que os empresários goianos se conectem, façam negócios e se capacitem. Mas também funcionam como vitrines para que as delegações estrangeiras conheçam melhor o nosso potencial”, afirmou.
 
Segundo o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a realização conjunta dos eventos amplia o público interessado em áreas de atuação das cooperativas goianas, sobretudo do ramo agro, fortalecendo a visibilidade do setor. “Essa interação tem resultado em novos relacionamentos com representantes de empresas e embaixadas de outros países, ampliando a perspectiva de negócios e parcerias”, destacou.
 
Sobre o Sistema OCB/GO 
O Sistema OCB/GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado: 
 
OCB/GO é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás. Defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano. Atua no apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas e no apoio consultivo aos governos. 
 
SESCOOP/GO é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes) e o monitoramento das cooperativas do Estado. 

Leia mais
Presidente da OCB destaca papel do cooperativismo e inovação na FIC Goiás
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351