A Redação
Goiânia - A prefeitura de Aparecida de Goiânia reforça o chamamento para quem ainda não se vacinou contra a febre amarela. O município possui 36 salas de vacinação. O imunizante é aplicado em crianças a partir de nove meses, com reforço aos quatro anos. A partir dos cinco até os 59 anos, 11 meses e 29 dias, é necessária apenas uma dose. Para pessoas acima de 60 anos, a aplicação depende de relatório médico.
“A incidência de macacos mortos pela febre amarela é sinal da circulação do vírus, e, para evitar a doença em humanos, a vacinação é a principal forma de prevenção, é uma proteção indispensável. Por isso, estamos reforçando as imunizações principalmente nas regiões onde foram encontrados os animais mortos”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Iron Pereira.
Casos confirmados
O município confirmou recentemente dois casos de febre amarela em primatas (Macacos), um no Bairro Cardoso e o outro no Setor Rosa dos Ventos, sendo este o mais recente. A análise feita pelo Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) confirmou a contaminação nos dois animais.
Com o resultado da primeira detecção, no início do mês passado (Outubro), a SMS iniciou uma série de ações de prevenção, tais como enviar alertas a todas as unidades da rede, além de realizar reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e encontros técnicos de planejamento diários com as equipes da pasta. Também estão sendo feitas investigações entomológicas em regiões estratégicas, visitas domiciliares, busca ativa de não-vacinados e coletas de mosquitos para análise.
Onde buscar atendimento
Os principais sintomas da febre amarela são febre súbita, calafrios, dores intensas na cabeça e no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e icterícia (amarelão). Ao primeiro sinal dos sintomas, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Em casos graves, é recomendado buscar unidades de urgência, como UPA ou Cais.
Como agir ao encontrar um macaco morto ou doente
O superintendente Iron Pereira enfatiza que primatas não transmitem febre amarela aos humanos, sendo apenas hospedeiros e sentinelas da presença do vírus. Quem encontrar macacos mortos ou doentes deve comunicar a SMS pelos telefones 3545-5922, 3545-5921 ou 3545-4819, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 16h.
Para se vacinar contra a febre amarela, a população dispõe de 36 salas fixas de vacinação e a Central de Imunização, com funcionamento de segunda a sexta e aos sábados. Quem quiser tirar dúvidas sobre essa imunização pode ligar para o telefone 3545-5868.
Locais e horários para vacinação:
• Unidades Básicas de Saúde (UBSs): segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30
• Central de Imunização: segunda a sábado, das 7h30 às 18h30
• Não há atendimento em feriados e pontos facultativos
Salas de vacinação em Aparecida de Goiânia:
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Colina Azul
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Riviera
UBS Jardim Tiradentes
UBS Mansões Paraíso
UBS Papillon Park
UBS Pontal Sul 2
UBS Veiga Jardim
UBS Alto Paraíso
UBS Anhambi
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Boa Esperança
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Madre Germana
UBS Delfiore
UBS Cândido de Queiroz
UBS Expansul
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Parque Trindade
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS São Pedro
Central de Imunização