Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

GOVERNO DE GOIÁS

Programa Sukatech recolhe quase mil toneladas de resíduos eletrônicos

Mais de 2 mil pessoas foram capacitadas | 06.11.25 - 17:28 Programa Sukatech recolhe quase mil toneladas de resíduos eletrônicos Programa Sukatech recolhe quase mil toneladas de resíduos eletrônicos (foto: André Bianchi)

A Redação

Goiânia
O Programa Sukatech, do Governo de Goiás, alcançou números expressivos que reforçam o compromisso do Estado com a sustentabilidade, economia circular, e a inclusão em tecnologia. Desde a instalação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), em 2021, a iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), recolheu 975 toneladas de equipamentos e resíduos eletroeletrônicos, recondicionou e doou a instituições públicas e sociais 2.334 computadores, além de capacitar 2.323 pessoas em cursos de robótica, informática básica e manutenção de computadores e celulares.
 
Os dados foram apresentados durante o 2º Fórum Sukatech: recondicionamento de eletroeletrônicos em Goiás, realizado nesta quarta-feira (5/11), no Hub Goiás, em Goiânia. O evento reuniu representantes de secretarias estaduais, gestores de patrimônio e especialistas de outros estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, para compartilhar experiências sobre logística reversa e gestão sustentável de resíduos tecnológicos.
 
Do total de concluintes dos cursos, 1.157 são mulheres e 1.166 homens, demonstrando equilíbrio na participação e o potencial do programa em promover inclusão digital com equidade de gênero. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, os resultados comprovam que o Sukatech é um modelo de política pública que une inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. “O programa mostra que é possível transformar resíduos em oportunidades, levando inclusão e sustentabilidade à gestão pública”, destacou.
 
O Fórum também marcou o reconhecimento dos órgãos estaduais que mais contribuíram para o recondicionamento de equipamentos, reforçando a importância da integração entre instituições na consolidação da economia circular em Goiás. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) liderou o ranking, com 93,2 toneladas de equipamentos, seguida pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com 49,6 toneladas, e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que destinou 48,1 toneladas ao programa.
 
Leia mais:
Goiás Social certifica 225 estudantes em cursos de tecnologia e artes

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351