Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Audiência Pública

Moradores e comerciantes cobram mais segurança em praça no Centro de Goiânia

Tema foi debatido na Câmara Municipal | 06.11.25 - 18:42
Moradores e comerciantes cobram mais segurança em praça no Centro de Goiânia Moradores de rua (Foto: Henrique Almeida Unes)
Taíssa Queiroz

Goiânia - 
A Câmara de Goiânia realizou uma audiência pública para debater a segurança e a revitalização da Praça Dr. Carlos de Freitas, localizada no Centro de Goiânia, nesta quinta-feira (6/11).  As principais demandas dos moradores e comerciantes da região foram relacionadas à grande quantidade de moradores de rua que circulam pelo local, próximo ao Centro Pop, à falta de segurança e de limpeza, bem como à necessidade de revitalização do local. Representants da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar participaram da audiência e afirmaram que atenderão a todas as chamadas de acordo com a lei.
 
A moradora Cristiane Figueira, afirmou que os problemas enfrentados por todos que frequentam a região ocorrem a uma década. Ela pediu às autoridades para que os moradores de rua tenham à disposição um local para fazer refeições e lavarem sua roupas. ''Dêem comida todos os dias às pessoas em situação de rua para que eles não comam nas nossas calçadas. Dêem um local para que eles possam lavar suas roupas. Nossas portas são usadas como varal''.

Segundo a moradora, a presença dos moradores de rua tira a liberdade de ir e vir e a segurança de quem frequenta a região. ''Nós queremos que eles tenham dignidade e, ao mesmo tempo, nós também queremos a nossa dignidade, porque nós pagamos impostos em dia e não são baratos''.
 
Um comerciante da região afirmou que a falta de segurança dos clientes atrapalha seu estabelecimento. ''Eu tenho que encontrar o cliente no carro porque, principalmente quando vai uma mulher, elas tem medo de descer. Eles já começam a pressionar pedindo dinheiro, dizendo que estão com fome ou, às vezes, quando estão descontrolados, até gritando'', relatou. 

''Deixei de sair de casa várias vezes porque tinha quatro, cinco pessoas dormindo do lado de fora. Às vezes precisava sair, mas, por medo, não conseguia.'', comentou uma outra moradora da região.
 

Audiência Pública (Foto: Taíssa Queiroz)

Leia mais:
Moradores do Setor Sul colocam outdoor para cobrar segurança na região
 
Representantes da Polícia Militar (PMGO) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) colocaram as corporações à disposição da população para atender demandas e ocorrências em relações aos casos. No entanto, relataram a impossibilidade de retirar as pessoas em situação de rua do local. ''Nós não podemos simplesmente tirar uma pessoa de um lugar, mas nós podemos convencer ela a sair. Estamos à disposição da população'', afirmou o tenente coronel Paulo Henrique Ribeiro .

A secretária de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos de Goiânia, Erizania de Freitas, informou que a prefeitura possui um projeto que prevê a mudança do Centro Top para o Setor Aeroporto. Segundo ela, o local atual não tem estrutura para a quantidade de pessoas que atende. 
 
Também foi informado aos moradores e comerciantes que a praça passará por um processo de revitalização com pintura do meio-fio, recuperação das bocas de lobo, reposição do pergolado e pintura dos bancos. A ação será realizada juntamente com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Ainda, segundo a Comurg, ''a limpeza e a zeladoria dessas praças são monitoradas diariamente, porém ela é um trabalho que tem que ser feito continuamente.  A audiência pública foi proposta pelo vereador Major Vitor Hugo.


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351