A Redação
Goiânia - Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que visa assegurar a disponibilização de vacina contra herpes zoster pela rede pública estadual de saúde, para pessoas com 50 anos ou mais.
Segundo justifica o propositor, a vacinação é o método mais eficaz para prevenir tanto o aparecimento da doença, quanto suas complicações. Ele explica também que o herpes zoster é uma doença causada pela reativação do vírus varicelazoster, o mesmo que provoca a catapora. Nas pessoas que já tiveram catapora, o vírus pode permanecer latente no organismo por décadas, podendo ser reativado em situações de baixa imunidade, comumente observadas em pessoas idosas ou com doenças crônicas.
“Estudos indicam que a incidência do herpes zoster aumenta de forma expressiva a partir dos 50 anos de idade e o sistema imunológico naturalmente perde eficiência com o tempo”, alega Peixoto, ao apresentar a matéria.
O parlamentar cita a economia para o sistema público de saúde, que a vacinação pode representar, ao reduzir internações, custos com tratamentos prolongados e afastamentos do trabalho decorrentes das sequelas do herpes zoster. “Trata-se, portanto, de medida de elevado interesse social e sanitário, que contribuirá para o envelhecimento saudável e para o fortalecimento das políticas públicas de imunização.”
O projeto de lei, protocolado com o número 27189/25, está sendo encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para designação de relatoria parlamentar.