A Redação
Goiânia - O Sicoob UniCentro Br, cooperativa financeira com mais de 115 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, foi destaque, pelo segundo ano consecutivo, no prêmio “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”, promovido pela FIA Business School em parceria com o Estadão. A premiação reconhece empresas com as melhores práticas de gestão de pessoas e ambientes de trabalho saudáveis, com base na pesquisa Employee Experience e na análise do clima organizacional e das práticas internas das instituições participantes.
O diretor operacional da cooperativa financeira, Charles Campanha, avalia que figurar entre as 150 empresas ranqueadas pela certificação é motivo de grande orgulho para o Sicoob UniCentro Br. “Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo na construção de uma cultura que valoriza pessoas, incentiva o desenvolvimento humano e promove um ambiente de confiança, respeito e cooperação. Mais do que um prêmio, essa conquista representa o reflexo do nosso propósito em ação de construir prosperidade compartilhada”, afirma.
De acordo com a gerente de Gente e Cultura da cooperativa financeira, Andrea Dantas, o resultado é fruto de um conjunto de práticas consistentes que colocam o colaborador no centro da estratégia organizacional. Entre as iniciativas que contribuíram para o reconhecimento, destacam-se o fortalecimento da cultura cooperativista, a evolução da gestão de pessoas com foco em desenvolvimento, reconhecimento e qualidade de vida, além do Programa de Gestão de Desempenho (PGD 180°), que estimula o diálogo e o protagonismo individual. A cooperativa também investe em programas de liderança e mentoring, voltados à formação de gestores mais humanos e inspiradores, e mantém canais permanentes de escuta ativa, que transformam percepções em ações concretas.
Valores cooperativistas
Andrea explica ainda que a valorização dos colaboradores é um dos pilares da sustentabilidade do modelo cooperativista. “No cooperativismo, os resultados só fazem sentido quando são compartilhados. Valorizar nossos colaboradores é fortalecer o elo que sustenta essa lógica — afinal, pessoas engajadas, reconhecidas e com senso de pertencimento entregam mais, inovam mais e cuidam melhor dos nossos cooperados”, ressalta. Nesse sentido, ela pontua que a liderança também tem papel central na construção de um ambiente saudável e inspirador. “Estimulamos uma liderança próxima, empática e orientada por propósito, que pratica a escuta ativa, o feedback constante e o reconhecimento genuíno”, destaca a gerente.
Segundo ela, a cooperativa investe continuamente em iniciativas voltadas à saúde emocional, ao equilíbrio de vida e ao desenvolvimento contínuo dos colaboradores, fortalecendo o engajamento e o sentimento de pertencimento. “Nosso compromisso é aprofundar a escuta organizacional, fortalecer a atuação dos parceiros de negócios e ampliar programas de desenvolvimento de lideranças e sucessão. Manter esse reconhecimento exige constância, coerência e cuidado genuíno com as pessoas, e é isso que continuará guiando o Sicoob UniCentro Br nos próximos anos”, projeta.
Sobre o Sicoob UniCentro Br
É uma cooperativa financeira de livre admissão que possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 33 anos, em Goiânia, administra R$ 9,9 bilhões de ativos e conta com mais de 115 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. Em 2025, conquistou pelo quarto ano consecutivo os selos “Lugares Incríveis para Trabalhar” e o GPTW (Great Pleace To Work) e pelo segundo ano consecutivo figura entre as 150 empresas do ranking “Lugares Mais Incríveis para Trabalhar”, certificações que reconhecem instituições com excelência na gestão do clima organizacional e da experiência dos?colaboradores.
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