Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Vereadora Kátia Maria articula inclusão do Cerrado em fundo de preservação

Parlamentar está na COP30 | 13.11.25 - 10:41 Vereadora Kátia Maria articula inclusão do Cerrado em fundo de preservação Kátia na COP30 (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – Durante sua participação na COP30, em Belém (PA), a vereadora Kátia Maria(PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Goiânia, intensificou sua articulação junto à presidência da conferência, à Presidência da República e ao Ministério do Meio Ambiente para garantir que o bioma Cerrado seja incluído entre os beneficiários do Tropical Forests Forever Facility (TFFF), em português Fundo Florestas Tropicais para Sempre, o novo fundo global de financiamento climático anunciado durante o evento.
 
A vereadora, que participa pela terceira vez da Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP), foi a única parlamentar do estado de Goiás presente na abertura oficial da COP30 e tem integrado, na conferência, importantes mesas de debates sobre emergências climáticas, participação feminina e empreendedorismo sustentável.
 
“A COP30 é uma grande oportunidade para colocarmos o Cerrado com o protagonismo necessário nas ações do clima”, afirma a vereadora. “Nosso objetivo é mostrar que o Cerrado precisa estar no centro das prioridades de financiamento climático”, completa.
 
Como parte dessa articulação, Kátia encaminhou um ofício à primeira-dama Janja Lula da Silva, solicitando que o Cerrado seja explicitamente incluído no escopo do TFFF como bioma elegível para investimentos. O documento, que será também entregue à presidência da COP e à ministra Marina Silva, propõe medidas técnicas e políticas para assegurar o reconhecimento do Cerrado na estrutura do fundo, atualmente voltado principalmente às florestas de copa fechada, como a Amazônia.
 
Entre as propostas apresentadas estão o reconhecimento do Cerrado e de suas formações florestais (como cerradão, matas ciliares e florestas estacionais) como cobertura tropical válida para o cálculo de compensações; a destinação mínima de recursos para o bioma, proporcional à sua relevância ecológica; a inclusão de comunidades tradicionais do Cerrado entre os beneficiários diretos; e a criação de um grupo de trabalho interministerial para acompanhar a implementação do TFFF e desenvolver indicadores específicos para o bioma.
 
Leia mais

Vereadora Kátia Maria assina carta de compromisso contra a crise climática

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351