A Redação
Goiânia - A Elysium Sociedade Cultural realizou a formatura do Módulo II do Ateliê Mulheres de São José, no dia 17 de outubro, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. A ação integra o Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educacional da Restauração do sítio histórico.
Desenvolvido entre 19 de agosto e 18 de outubro de 2025, o Módulo II do ateliê deu continuidade às atividades iniciadas no primeiro semestre do ano, voltadas ao aperfeiçoamento de técnicas de produção artesanal em macramê e fibra de taboa, materiais de uso tradicional na região.
As oficinas promoveram aprendizado técnico, trocas de experiências e oportunidades de autonomia financeira, além da percepção sobre valorização do patrimônio cultural. A iniciativa teve como propósito fazer com que as mulheres reconhecessem o potencial que já possuem, valorizando saberes, fortalecendo vínculos e conquistando sonhos que se refletem no crescimento da própria comunidade de São José da Boa Morte.
Parte de um processo de formação continuada, a cerimônia de formatura evidenciou o impacto do Ateliê na valorização da cultura regional e na criação de oportunidades sustentáveis de trabalho e renda, reafirmando o papel da Elysium em aliar preservação do patrimônio histórico ao desenvolvimento social.
Movidas pela vontade de aprender e transformar, as moradoras de São José foram o verdadeiro motor do projeto, acolhendo a equipe com afeto e dedicação. Fizeram do conhecimento uma ferramenta de mudança, reafirmando a coragem de reescrever suas trajetórias.