A Redação
Goiânia - A Assembleia Legislativa de Goiás celebra os 190 da fundação e os 90 anos da Constituição Estadual de 1935, nesta quinta-feira (13/11), no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), em Goiânia. A cerimônia, proposta e conduzida pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), reuniu autoridades, ex-parlamentares, familiares de homenageados e convidados.
Durante o evento, ex-deputados alguns “in memoriam” foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento às suas contribuições para o desenvolvimento político e social do Estado. Entre os homenageados, destacam-se Iris Rezende, Henrique Santillo, Ademar Santillo, Abdul Sebba, José Vitti, Lissauer Vieira, Hélio de Sousa, Fábio Sousa e Leão Caiado, entre outros.
Em seu pronunciamento, Bruno Peixoto ressaltou o legado dos parlamentares e reafirmou o compromisso da atual gestão com a transparência e a proximidade da população. ''Sem sombra de dúvidas, estamos ampliando cada dia mais. Nosso dever, além de legislar, fiscalizar, é servir à população", disse, enfatizando que os servidores da Assembleia "têm isso em seu coração e em suas ações".
Ele também destacou ações como o programa Deputados Aqui, que leva serviços gratuitos e cidadania às regiões do Estado. “Nós vamos para as cidades do nosso Estado de Goiás, em todas as regiões, levando serviços médicos, assistência, ações de cidadania", disse, ressaltando que o conjunto dessas ações demonstra o compromisso do Legislativo com a melhoria da qualidade de vida da população e com a aproximação da Casa em relação à sociedade goiana.
O presidente do IHGG, promotor Jales Guedes Coelho Mendonça, classificou a solenidade como um “marco histórico” e lembrou que a Constituição de 1935 foi responsável por transferir a capital da Cidade de Goiás para Goiânia.
A presidente do Instituto Iris Rezende Machado, Ana Paula de Araújo Rezende, relembrou a trajetória política do pai, ressaltando sua vocação pública e compromisso com a democracia. Também discursaram ex-presidentes da Alego, como Lissauer Vieira, Hélio de Sousa, Fábio Sousa e José Vitti, que destacaram a importância do Legislativo na consolidação democrática e no desenvolvimento de Goiás.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do TCM, conselheiro Joaquim de Castro; o presidente da Codego, Francisco Júnior; o reitor da UFG, Antônio Cruvinel; e o deputado mineiro Betinho Pinto Coelho (PV), que representou a Assembleia de Minas Gerais.
Ao final, os certificados foram entregues em clima de reconhecimento e emoção. A sessão solene foi encerrada com homenagens à história e à memória do Parlamento goiano, reafirmando seu papel essencial na defesa da democracia e no fortalecimento das instituições do Estado.