A Redação
Goiânia - O Prêmio de Reconhecimento Docente das Escolas do Futuro de Goiás será realizado na próxima terça-feira (18/11), às 19h, e vai destacar três educadores por práticas pedagógicas inovadoras na Educação Profissional e Tecnológica. A iniciativa é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT/UFG) e a Fundação Telefônica Vivo, e valoriza docentes que conectam teoria e prática e aproximam o ensino do mundo do trabalho.
Ao todo, 10 docentes finalistas foram selecionados entre as cinco unidades das Escolas do Futuro, após apresentarem projetos que promovem engajamento, uso inovador de tecnologias e impacto direto na aprendizagem. Entre os destaques estão iniciativas de cultura maker, desenvolvimento web, lógica de programação, metodologias ágeis, empreendedorismo e soluções sustentáveis.
Os três educadores reconhecidos por suas contribuições vão receber uma certificação, ter suas práticas divulgadas oficialmente e participar de uma imersão presencial na área de tecnologia em 2026. Além da homenagem, o evento reforça o papel transformador da EPT em Goiás e a importância de valorizar quem trabalha todos os dias por uma educação mais criativa e conectada ao futuro. Com essa iniciativa, o Governo de Goiás reafirma seu compromisso de incentivar professores e estudantes a inovarem e crescerem.
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Desde 2021 são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás, por meio CETT/UFG.
Conheça os 10 docentes finalistas e suas práticas inovadoras :
Escola do Futuro José Luiz Bittencourt – Goiânia
• Rodrigo de Lemos Souto – Portfólio Web: desenvolvimento de sites temáticos com foco em inclusão, atualidades e tecnologia
• Sandro Gouvea Cardoso Sousa e Silva – Olimpíada de Algoritmo
Escola do Futuro Luiz Rassi – Aparecida de Goiânia
• Thiago Lima Mesquita – Empreendendo na Prática: criação de empresas fictícias como ferramenta de aprendizagem em planejamento estratégico
Escola do Futuro Paulo Renato de Souza – Valparaíso
• Robson Barbosa Souza – Aprendendo JavaScript através do To-do List
Escola do Futuro Raul Brandão de Castro – Mineiros
• Adalto Alexandre Pereira Sobrinho – Atividade Baseada em Projetos
• Leonardo Oliveira Cunha – Portal Escolar: práticas em aplicação real
Escola do Futuro Sarah L. L. Kubitschek de Oliveira – Santo Antônio do Descoberto
• Deborah Loiola do Nascimento – Leitura Interativa: tecnologia e protagonismo para reflexão sobre desenvolvimento pessoal e profissional
• Emily Campos Moura Gomes – Do Bit ao LED: lógica booleana com cultura maker e Arduino
• Joarisvaldo Queiroz Martins – Desenvolvimento de produto inovador e sustentável
• Karla Kahena Rocha Nogueira – Missão Vila Tech: RPG educacional integrando soft skills, hard skills e metodologias ágeis.