Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Meio Ambiente

Vereadora Kátia Maria fortalece defesa do Cerrado na COP30

Parlamentar destacou ações para o Meia Ponte | 17.11.25 - 09:57 Vereadora Kátia Maria fortalece defesa do Cerrado na COP30 Kátia na COP30 com as Embaixadoras do Meia Ponte (Foto: divulgação)A Redação
 
Goiânia – A vereadora por Goiânia, Kátia Maria (PT), marcou presença em momentos centrais da Cúpula dos Povos, durante a COP30, neste fim de semana, reforçando sua atuação em defesa do Cerrado, do Rio Meia Ponte e das pautas socioambientais. Ela participou da plenária que reuniu figuras nacionais e internacionais da agenda climática, entre elas o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. O encontro foi marcado pela entrega de um documento contendo 16 proposições construídas pelos movimentos sociais, destinado a orientar debates e influenciar decisões na Conferência.
 
Kátia integrou a mesa como representante parlamentar de Goiás vinculada aos movimentos socioambientais, reforçando a necessidade de que o Cerrado. A vereadora destacou ainda o papel da sociedade civil organizada na formulação de propostas e na pressão por políticas públicas efetivas: “A COP é espaço de governos, mas é sobretudo espaço de resistência e construção popular. Goiás e o Cerrado precisam estar no centro do debate climático”, afirmou.
 
Meia Ponte
Outro destaque da participação de Kátia na COP, durante o fim de semana, foi ao lado das 12 Embaixadoras do Meia Ponte, jovens selecionadas e financiadas por meio de emenda parlamentar do mandato da vereadora para participar da Conferência. O grupo, composto por meninas de diferentes regiões de Goiânia e da bacia do Meia Ponte, levou à COP30 uma agenda focada na visibilidade do Cerrado, na defesa das águas e na luta contra a crise climática.
 
A iniciativa é um desdobramento direto da Expedição do Rio Meia Ponte, projeto criado e coordenado por Kátia no início de seu mandato. A expedição realiza análises da água, do solo, da fauna e da flora ao longo do rio, mobilizando escolas, pesquisadores, entidades ambientais e comunidades ribeirinhas. O programa das Embaixadoras amplia essa ação ao formar jovens lideranças capazes de dialogar com políticas públicas, eventos internacionais e organismos ambientais.
 
A ida das jovens à COP30 representa um investimento concreto na participação juvenil e na construção de novas lideranças para a pauta ambiental. Segundo a vereadora, a iniciativa tem como objetivo “garantir que a defesa do Cerrado e das águas seja também uma pauta das novas gerações, com voz ativa nos espaços de decisão”.
 
Leia mais
Vereadora Kátia Maria articula inclusão do Cerrado em fundo de preservação
 


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351