Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior
direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com a PUC Goiás, lançou na manhã desta terça-feira (18/11), no Viveiro do Cerrado, o Projeto de Recuperação e Monitoramento das Nascentes de Aparecida, iniciativa que institui ações permanentes de cercamento, monitoramento técnico, reflorestamento e educação ambiental para recuperar e proteger os mananciais do município. Essas ações serão realizadas pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com os estudantes da universidade.
Durante a solenidade o prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, destacou a urgência e o compromisso do município com a preservação da água e das áreas naturais. “Preservar nossas nascentes significa garantir o futuro da cidade. Aparecida é muito rica em mananciais, mas muitos foram agredidos ao longo do tempo. Hoje iniciamos um programa que não é apenas um projeto, mas uma política pública permanente, construída com várias mãos para cuidar, recuperar e proteger nossas águas”, afirmou.
O programa prevê diagnóstico ambiental, recomposição vegetal, educação ambiental nas escolas, fiscalização diária, ações de combate a vandalismo e ocupações irregulares, além da criação de parques ecológicos ao redor de nascentes estratégicas.
Representando a PUC Goiás, a professora Evelyn Soares, coordenadora do Eixo de Planejamento Urbano e Ambiental, reforçou o papel da universidade no desenvolvimento sustentável de Aparecida. “Os corredores verdes, cursos d’água e áreas de preservação têm importância estrutural no planejamento urbano. Trabalhar com o município significa ajudar a construir uma cidade mais organizada, humana e consciente de que a água é um patrimônio que precisa ser defendido todos os dias”, destacou.