Michelle Rabelo
Goiânia - Adoção de um olhar humano e cuidadoso na análise das marcas, compreensão mais aprofundada sobre a história e os anseios dos clientes, uso do design como ferramenta de transformação, mais de duas décadas de experiência internacional e a opção por trabalhar com projetos "sob medida" - um modelo
personalizado batizado de Brand Thinking.
Esses são alguns dos diferenciais da Tailor Brand Thinking, agência de consultoria de marcas criada pelos empresários Cláudio Ribeiro Krause e Gustavo Moura e apresentada ao público nesta terça-feira (18/11) durante um encontro no Sax Coffee & More, em Goiânia. Além de um escritório na capital, o negócio também tem endereço fixo em Colônia, na Alemanha.
Ao
jornal A Redação, a dupla contou que a agência é resultado da união de vivências em Goiânia, São Paulo, Milão, Zurique e Alemanha, o que permite que a empresa atue com fluidez em diferentes mercados, atendendo desde pequenos negócios que buscam clareza estratégica para crescer, passando por marcas de médio porte que precisam de posicionamento estruturado, até grandes corporações.
Não por acaso, o pilar central da Tailor Brand Thinking é o atendimento personalizado. O nome vem da expressão 'tailor made', que faz referência a algo feito sob medida, conforme as especificações de alguém, ou que pode ser co-criado. "Essa questão de você fazer os trabalhos como se fosse um alfaiate. Fazer aquele trabalho à mão. Com o uso de inovação, de Inteligência Artificial, com todas essas tecnologias, é claro, mas com um olhar humano. Unindo estratégia, propósito e expressão em projetos únicos", explica Cláudio.
O modelo exige o envolvimento direto dos fundadores em todas as etapas do processo e a escolha pelo 'tailor made' é justificada por Cláudio pela essência do
trabalho de branding. "Estamos falando em compreender a essência de uma marca e posicioná-la estrategicamente no mercado. Todos os elementos subsequentes, como identidade visual, construção de comunidade e implementação, devem seguir essa base. Para que isso seja efetivo, necessitamos de tempo e profundidade, a fim de extrair o que a marca tem de melhor. A partir daí é que podemos estabelecer os princípios, valores e visão da marca de forma coerente."
Segundo Gustavo, o foco da Tailor Brand Thinking é a construção de um diagnóstico, desde o desenvolvimento da marca e sua pesquisa inicial até a estratégia, de forma objetiva e com foco na simplicidade, intuição e sensibilidade. Isso porque, na opinião dele, a aceleração da informação e a busca por públicos levaram muitas empresas a se perderem.
"Existe uma carência de estratégia, focada na essência da marca. E é aí que entra esse contato mais próximo com as organizações, incluindo conversas diretas com diretores e CEOs, e workshops colaborativos. Trata-se de uma consultoria e serviço especializado, abrangendo inteligência e utilizando a metodologia Design Thinking, que oferece uma visão holística. Isso envolve testar e prototipar para entregar uma marca autêntica, conectada à sua real identidade", comenta Gustavo.
Futuro exigente
Em tom de alerta, Cláudio e Gustavo defendem que as marcas que não se adaptarem a essa abordagem enfrentarão maiores desafios. "O branding direciona a comunicação, permitindo que a marca se expresse de forma verdadeira, com estratégias que se diferenciem pela sua autenticidade. O foco está na busca pela essência, pontos fortes e diferenciais, sem a necessidade de se comparar ou imitar concorrentes", frisa Gustavo.
Ao jornal A Redação, Cláudio lembra que a estratégia de branding envolve tanto o reposicionamento quanto a consolidação da marca, buscando a autenticidade. "No contexto da comunicação em tempo real, é crucial que a marca acompanhe a dinâmica do mercado, demonstrando agilidade. Nossa abordagem consiste em preparar a marca para comunicar-se de forma consistente com sua identidade. Priorizamos a qualidade, embora reconheçamos a necessidade de otimizar o tempo de desenvolvimento. Acreditamos que apressar um projeto em detrimento da qualidade pode ter consequências negativas no futuro da marca."
De acordo com os sócios, a Tailor Brand Thinking adotará a perspectiva da simetria, considerando que, assim como um indivíduo, a marca não precisa ser perfeita, mas pode ser íntegra. "A simetria da marca se manifesta na coesão entre sua essência, propósito, linguagem, identidade visual e atuação no mercado. Essa integridade é fundamental, e buscamos alcançá-la por meio de um trabalho colaborativo, envolvendo clientes, colaboradores e o público externo", comenta Cláudio.
Segundo Gustavo, a agência atenderá tanto clientes que buscam a criação de uma marca do zero quanto aqueles que necessitam de um reposicionamento. "A maioria de nossos projetos envolve o repensar da marca. A criação de marcas desde a concepção é menos frequente, geralmente realizada por empreendedores mais experientes, que buscam assessoria para uma abordagem mais estratégica. Em geral, as marcas surgem com base em ideias e sentimentos, sendo o reposicionamento a demanda predominante."
Atuação global
Os sócios apontam a ausência de fronteiras como outro ponto forte da Tailor Brand Thinking, mas admitem que é natural que a agência tenha maior proximidade com o mercado goiano, cena em constante crescimento.
"Fazendo um recorte de dez anos, quando iniciamos o trabalho de branding, o cenário era outro. Poucos compreendiam o conceito, e a prática era, muitas vezes, superficial. Naquela época, era preciso explicar o que era branding em cada apresentação. Era um processo educativo, passo a passo", recorda Cláudio.
O diretor diz que, de lá para cá, o mercado goiano se profissionalizou significativamente e se mostra mais exigente em relação a posicionamento estratégico e à coerência da marca, reconhecendo-os como ativos importantes. "O objetivo de todos nós é o crescimento e o sucesso das empresas. O branding, então, demonstra que isso é possível de forma gradual e consistente, com um crescimento sustentável. Para isso, os elementos da marca atuam como um guia, direcionando tanto os colaboradores quanto os líderes organizacionais no caminho da prosperidade", completa.
Vivência mundial
Com carreiras construídas em mercados como Goiânia, São Paulo, Milão, Zurique e Alemanha, os sócios unem duas décadas de experiência global em branding, design, comunicação e transformação organizacional, com um repertório robusto, com projetos realizados para empresas de diversos setores e geografias, com cases para grandes marcas brasileiras, de tecnologia com visibilidade mundial, de moda em Milão, negócios europeus e iniciativas corporativas e sociais de alto impacto. O portfólio conjunto inclui trabalhos para diversos países, reforçando o caráter global que sustenta a Tailor desde sua origem.
Cláudio Ribeiro Krause é estrategista de marca e consultor de liderança com mais de 20 anos de experiência internacional. Formado em Comunicação e Design pelo Art Institute (EUA), é bacharel em Direito pela PUC Brasil e mestre em Relações Internacionais pelo Global Campus of Human Rights (Itália), com complementação em gestão de organizações internacionais pela Universidade de Genebra. Seu trabalho integra estratégia, criatividade e ética. Atuou como Diretor de Relações Externas da Fairtrade International, na Alemanha, e foi membro do Comitê Consultivo da UNESCO. Foi fundador e estrategista das consultorias Sartre Gumo Branding, Fire Can Burn e SG+Matri, conduzindo projetos para organizações como IFF, Volkswagen, Natura, Montenapoleone 14 e Eickhoff GmbH, entre outras. Foi professor do programa de Mestrado em Gestão e Comunicação de Marca do Istituto Europeo di Design (IED), em Milão.
Gustavo Moura tem mais de duas décadas atuando com branding, design e comunicação. Formado pela School of the Arts Zürich (ZHDK). Já colaborou com mais de 500 marcas, de multinacionais a negócios autorais, sempre unindo estratégia e criação com foco em identidade e posicionamento. Passou por consultorias renomadas, como WBG Zürich, Gad'Branding, Enredo Brand Innovation, onde foi sócio-diretor. Reconhecimento internacional e nacional acompanha a trajetória: IF Design Award, White Square Festival, Brasil Design Award, Prêmio ABRE e outros selos atestam a originalidade, a profundidade estratégica e o cuidado estético dos projetos desenvolvidos.