A Redação
Goiânia - A Prefeitura de Goiânia fez, nesta sexta-feira (21/11), um alerta à população sobre os cuidados essenciais para o combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Somente neste ano, a capital registrou 27.561 casos confirmados de dengue, 33.033 notificações e 34 óbitos pela doença.
Prefeitura alerta sobre cuidados no combate ao Aedes aegypti em Goiânia. (Foto: Divulgação)
“Todos podem colaborar com medidas simples como guardar garrafas e vasos de cabeça para baixo, colocar areia nos pratos de plantas, armazenar pneus em locais cobertos, amarrar bem os sacos de lixo e limpar calhas”, afirma o secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer.
Para prevenir e combater o Aedes aegypti a orientação é eliminar os criadouros, limpar quintais, calhas e piscinas e não descartar lixo em terrenos baldios. Nos reservatórios de água, como caixas, cisternas e fossas, é importante mantê-los sempre tampados e realizar a limpeza periódica. Em espaços de lazer, a recomendação é usar as lixeiras e evitar o acúmulo de resíduos.
Ao longo deste ano, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de combate ao mosquito realizaram mais de 2,2 milhões de visitas a imóveis. Nestes locais, os agentes encontraram mais de 32 mil focos do mosquito distribuídos em 23 mil pontos. A SMS também realiza vistorias compulsórias em imóveis abandonados ou permanentemente fechados, amparada pela Lei 13.301/2016, que autoriza a entrada de agentes de saúde em imóveis públicos e particulares nessas condições quando há risco para a saúde pública.