Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior
direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Iniciativa deve gerar políticas públicas | 25.11.25 - 17:28
Trânsito em Goiânia (Foto: arquivo)A Redação
Goiânia – O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) deram início à implantação do Sistema Integrado de Ocorrências de Trânsito de Goiás (Sigo). O projeto tem como objetivo unificar os bancos de dados de acidentes de trânsito, eliminando duplicidades e evidenciando fatores de risco à segurança viária, de modo a subsidiar políticas públicas preventivas e mais eficazes.
A reunião de pactuação ocorreu na manhã desta terça-feira (25/11), no Detran-GO, com a participação de diversas instituições envolvidas no planejamento, fiscalização, atendimento e tratamento das vítimas de acidentes de trânsito.
A coordenadora do projeto, professora Poliana Leite, reforça a relevância da iniciativa. “Sem dados, agimos às cegas. Não conseguimos criar políticas públicas assertivas porque não sabemos quando aconteceram acidentes, qual a gravidade e quais são os fatores de risco para a segurança viária”, explica.
Os sinistros de trânsito permanecem entre as principais causas evitáveis de mortes e sequelas no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima 1,19 milhão de mortes anuais por acidentes viários. No Brasil, a fragmentação das informações ainda compromete o planejamento e a preservação da vida no trânsito.
Em Goiás, o Sigo nasce da parceria entre Detran-GO e UFG para desenvolver um modelo unificado e interoperável de dados, com potencial para se tornar referência metodológica para o país. A proposta permitirá diagnósticos mais precisos e ações mais eficientes de prevenção e redução de sinistros. Leia mais Detran Goiás alerta para aumento de golpes envolvendo licenciamento e IPVA