A Redação
Goiânia - A oferta de consultas e 2 mil exames gratuitos para detecção precoce do câncer de próstata marca a ação da Prefeitura de Goiânia nesta semana. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os serviços voltados ao público masculino seguem até quinta-feira (27/11) no Centro de Saúde do Parque Anhanguera e, de sexta a domingo (28 a 30/11), no Goiânia + Humana, no Jardim Itaipu, reforçando o cuidado durante o Novembro Azul.
Segundo a diretora de Atenção Primária de Goiânia, Louise Liah, os atendimentos são realizados por demanda espontânea, sem necessidade de agendamento. “Nós temos equipes disponíveis para acolher os pacientes, realizar a avaliação clínica e orientar os exames necessários para cada caso”, disse a diretora.
Para os homens maiores de 50 anos, a SMS ofertará 2 mil testes de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue que detecta o câncer de próstata de forma precoce. “Nós temos feito uma série de palestras e oficinas em toda a nossa rede de atenção básica, para conscientizar o público masculino de que o cuidado com a saúde precisa ser parte da rotina”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
“Para facilitar o acesso às consultas e exames, preparamos uma unidade de referência para o atendimento sem hora marcada e ofertaremos o PSA para a população masculina acima de 50 anos”, destacou Pellizzer. “O câncer de próstata atinge um a cada dez homens no Brasil e o diagnóstico rápido é fundamental para que o tratamento seja efetivo”, disse o médico.
Exames
Além do PSA, a iniciativa oferta hemogramas, exames de glicemia em jejum, ureia, perfil lipídico, ácido úrico, fosfatase alcalina, magnésio, potássio, sódio, cálcio, gama glutamil transferase, EAS, TGO, TGP e ferro.