Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Goiânia - O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, é o novo papa. Às 19h06 (15h06 do horário de Brasília), a fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, anunciado a escolha do sucessor de Bento XVI.
Uma hora e oito minutos depois, o cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran anunciou o nome do Sumo Pontífice, que será o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. O religioso adotou o nome de Francisco e foi eleito na 5ª votação do conclave, que durou dois dias.
Vestido de branco, o papa apareceu no balcão da basílica às 20h22 (16h22), quando falou pela primeira vez com os fiéis reunidos na Praça São Pedro. Este é o 266º papa da história e o primeiro latino-americano a liderar a Igreja Católica.
Francisco pediu uma oração pelo seu antecessor, Bento XVI, que renunciou no fim de fevereiro depois de ter ficado oito anos no pontificado. Antes da oração, o papa ainda agradeceu a presença do público reunido e comentou que os cardeais foram "até o fim do mundo" para encontrar o novo pontífice. Francisco conduziu as orações de "Pai Nosso" e "Ave Maria", acompanhado pela multidão.
Perfil
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Foi arcebispo da Arquidiocese da capital argentina de 1998 até no momento de sua eleição. Em 2001, o papa João Paulo I o nomeou cardeal.
Bergoglio é graduado em Engenharia Química e Farmácia, foi professor de literatura e psicologia e, também, estudou teologia.