Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Detido

Bombeiro recebe punição ao denunciar supostas irregularidades em concurso

Pais protestam na Secretaria de Segurança | 14.03.13 - 19:11
Marina Morena e Adriana Marinelli

Goiânia -
Depois de denunciar no Minsitério Público de Goiás (MP-GO) irregularidades em uma prova de concurso interno do Corpo de Bombeiros, o cabo Julio Fagner recebeu uma punição, nesta quinta-feira (14/3). Ele ficará detido, por dois dias, no Comando de Operações de Defesa Civil, no setor Jardim Goiás.

Indignados, os pais do bombeiro foram para a porta da Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás (SSPJ-GO) protestar. Eles carregavam cartazes contestando a pena aplicada ao filho. “Meu filho não é bandido, não o tratem como se fosse”, estava escrito em um deles.

Segundo Julio Fagner, que falou por telefone com o jornal A Redação, o Teste de Aptidão Profissional (TAP) foi realizado em julho do ano passado. Durante a prova, ele considerou que o cartão resposta dava amplo espaço para fraudes. “O cartão era identificável com a assinatura do candidato, não tinha código de barras nem numeração sequencial e dava a entender que seria corrigido à mão”, disse o cabo.

Além disso, Julio alega que 11 questões nesta mesma prova foram canceladas, depois que os candidatos reclamaram que elas eram incompatíveis com as matérias propostas no edital. “Eles fizeram uma reunião com a gente e prometeram abrir outro concurso, mas isso não foi feito”, argumentou o militar.

Depois que uma sindicância proposta pelo MP-GO foi instaurada na corporação para averiguar as denúncias, o Corpo de Bombeiros concluiu que as irregularidades denunciadas por Julio são infundadas. Revoltado, o militar, mesmo detido, mas com acesso à internet, foi às redes sociais reclamar da situação.

Corpo de Bombeiros
Em resposta às acusações do bombeiro, o major Claison Alencar Pereira explicou que Julio Fagner recebeu a punição administrativa “por transgressão disciplinar, exposição excessiva da corporação nas redes sociais, faltar com a verdade e deixar de cumprir normas militares”.

“Talvez para a sociedade civil seja um pouco estranho, mas no serviço militar existem punições de várias maneiras. A detenção é uma delas e está dentro da lei”, explicou o superior.

Para o major, o cartão resposta da prova era mesmo de fácil manipulação, como foi denunciado pelo cabo. “Se alguém da comissão tivesse má intenção e quisesse fraudar, era possível sim. Mas a prova estava dentro dos padrões de um concurso interno e ela era apenas uma das etapas para garantir o sucesso do candidato”, relatou Major Claison.

“Além disso, nossa comissão é formada pelos melhores militares, com as melhores condutas dentro da corporação”, agumentou o superior. “O cabo Julio, ao contrário, está pela quarta vez detido. Ele já apresentou problemas disciplinares anteriormente”, mencionou o Major.

Major Claison disse ainda que o cabo Julio foi chamado na sindicância para se explicar, mas não apresentou provas suficientes. “Antes de ter feito a denúncia ao MP-GO, ele deveria ter procurado o comando dele na coporação, o que ele não fez, por isso foi punido”.

Ministério Público
Procurado pela equipe do AR, o MP-GO não deu resposta de como anda o processo de denúncia apresentada pelo militar Julio Fagner. O cabo dos bombeiros alega que não obteve mais respostas sobre o processo e que ele estaria parado no órgão público.

A reportagem conseguiu falar com a promotora Leila Oliveira, da promotoria do Patrimônio Público, que está em poder do processo, mas ela alega que precisa rever o caso para dar uma resposta.

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 19.03.2013 18:12 julio

    Nunca trabalhei com nenhum Ivan das Neves, como ele pode falar isso? Piada...

  • 18.03.2013 01:55 essandalo ferreira dos santos

    Realmente, no Teste de Aptidão Profissional (TAP)daquele ano houve muitas irregularidades... coTeste de Aptidão Profissional (TAP)m as já citadas pelo prejudicado (CB JULIO. Muitos militares estavam revoltados e queriam a aplicação de outra prova... infelismente não foi aplicada outro teste. é preciso investir em recursos que evitem fraldes por parte da Corporação.

  • 15.03.2013 23:49 Ivan das Neves

    esse Julio não nem um exemplo dentro da corporação, escamão, escora nos colegas de trabalho, quem é do quartel dele ou ja trabalhou com ele sabe disso, então o credito dele infelizmente é baixo, mesmo se ele tiver certo..

  • 15.03.2013 20:03 mauricio ribeiro da silva

    Outra ameaça que os bombeiros vivem recebendo q sei, são por buscarem seus direitos dentro das horas trabalhadas. Fazem uma escala de 24 por 48, sendo assim, trabalham 48 horas durante uma semana e 72 durante a outra semana e assim segue. Os militares por medo e represálias que sofrem sempre, ligam anonimamente no MP, pq têm medo, pq são sim perseguidos, e denunciam...consequência...são chamados em grupos e ameaçados indiretamente, principalmente no interior q os comandantes se acham donos da corporação e da vida pessoal do militar, buscam seus próprios interesses q é principalmente a promoção deles, escravizam o militar e falam q é pra melhoria da unidade...MENTIRA!!! Ele quer ser bem visto pelo governo e pelo estado, escravizando o militar em faxinas internas no interior...Quem importa com a população é quem está a frente todos os dias do trabalho, e suportam tanta repressão dentro da corporação, alguns comandantes querem mídia, aparecer e promoção. Querem dominar a vida pessoal, não respeitando como pessoa...

  • 15.03.2013 19:49 mauricio ribeiro da silva

    O constragimento de uma prisão, detenção é muito banal dentro do bombeiro, não vimos muitas punições na Pm, há mais respeito com o colega. No bombeiro, pelo q sempre vejo, por ter vários colegas na corporação, sentem-se ofendidos como pessoas e não de forma profissional, ligadas as trabalho, eles perseguem pessoas como o Júlio, até excluírem. Tem muita gente calada, sofrendo esse tipo de repressão, muita...perseguições pq o superior não vai com sua cara, pessoalidades. Sempre eles alegam que a punição é pq a pessoa não procurou primeiro os recursos internos, MENTIRA...eles acham q são juízes e deus. E sempre julgam pessoas q buscam seus direitos, como revoltadas, barulhentas e querem dar jeito de calarem o militar...na PM não é mais assim...acho q aqui temos mais o que fazer...

  • 15.03.2013 16:47 Julio

    GOSTARIA DE DIZER AQUI PARA O PESSOAL DA REDAÇÃO QUE HOJE NA PARTE DA MANHA FUI INFORMADO QUE ESTAVA LIBERADO DA MINHA DETENÇÃO. POR QUE? NÃO SEI MESMO... ISSO NUNCA ACONTECEU ANTES... O MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS ESTÁ PREPARANDO UMA AÇÃO CIVIL CONTRA O CBMGO DE ASSÉDIO MORAL. CREIO QUE FUI LIBERADO DEPOIS DA MANIFESTAÇÃO E A GRANDE REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS, COM O INTUITO DE AMENIZAR O DANO SOFRIDO, POIS COMO É OBSERVADO NESSA PRÓPRIA NOTICIA, O REPRESENTANTE DO CBMGO DEIXA CLARO A FRAGILIDADE DO CONCURSO E O MOTIVO TORPE DA PUNIÇÃO QUE FERE A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA " “Antes de ter feito a denúncia ao MP-GO, ele deveria ter procurado o comando dele na coporação, o que ele não fez, por isso foi punido”.

  • 15.03.2013 16:41 Wellington Gonçalves Silva

    Fiz todo ensino médio com o Júlio no Colegio Militar, e tenho certeza que em uma prova interna ele passaria com os olhos vendados..

  • 15.03.2013 15:35 loreny alves

    não e pq sou irmã do cabo julio que eu o defendo,agora uma pessoa que com 18 anos passa no corpo de bombeiro,passa em fisica na universidade federal,e passa em engenharia eletrica na ceft,de uma so vez,se formou,sera que ele não passaria em uma provinha interna no bombeiro,. infelismente estão tendo abuso de autoridade sobre ele,quero falar que ele tem familia que isso não vai ficar assim, ele tem que lutar pelos seus direitos,não fez nada de errado ate agora

  • 15.03.2013 12:54 major Claison Alencar Pereira

    Corpo de bombeiros de Goias, é a maior piada do mundo, porque será que o cabo nao tem razao de nada?? como é possivel só uma parte ser razao?? é muita sacanagem, por parte dos oficiais, ao invez de proteger e acreditar na denuncia, faz é farrer para de baixo dos panos, e se arguntar numa falsidade que é normal no mundo militar, besteira pura... PORRAA#$%¨& Até parece que Corpo de Bombeiros é perfeito, que oficial nao erra, rouba tbm, FDP

  • 15.03.2013 01:49 Caius Brandão

    O Estado de Goiás já tem sido alvo de críticas na grande mídia, em nível nacional, em virtude das atitudes repressivas de nossos governantes. Um cidadão que denuncia as mazelas do governo não pode ser tratado desta forma, como se fosse um criminoso. A população goiana repudia essa decisão dos comandantes do Corpo de Bombeiros e espera que a justiça seja feita e que os verdadeiros algozes da ética em nosso Estado deixem de gozar da impunidade que os contempla. Estamos contigo, Julio Fagner!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351