Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Luto

Morre ex-reitor da PUC-GO, padre José Pereira de Maria

Velório acontece na Catedral Metropolitana | 25.03.13 - 09:53
A Redação

Goiânia - Morreu na madrugada desta segunda-feira (25/3) o monsenhor José Pereira de Maria, mais conhecido como Padre Pereira. Ex-reitor e chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), padre Pereira estava internado no hospital Instituto de Neurologia de Goiânia.
 
O velório será na a partidr das 10 horas, na Catedral Metropolitana de Goiânia, onde o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz celebrará missa de corpo presente. O enterro será às 17 horas, no cemitério Jardim das Palmeiras.   

A PUC Goiás encaminhou comunicado à imprensa informando que reconhece e destaca o legado deixado por padre Pereira e seus 86 anos dedicados ao Evangelho e à educação.

Leia Trecho da nota da PUC -GO
"A relação de padre Pereira com as universidades goianas- UCG e UFG- foi constante, desde a fundação. Em 1959 foi fundada a Universidade do Brasil Central, depois Universidade Católica de Goiás e atual PUC Goiás. As histórias da UCG e de padre Pereira voltam a se encontrar firmemente em 1979, quando os padres jesuítas, fundadores da universidade, deixam a administração da instituição e dom Fernando Gomes de Oliveira, arcebispo de Goiânia, convida o monsenhor José Pereira, vigário episcopal da Arquidiocese, a assumir a Reitoria."

História
Monsenhor José Pereira de Maria nasceu em 17 de fevereiro de 1927 em Floriano, PI. Padre Secular, ordenou-se no Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda, PE, em 22 de novembro de 1952. No dia 20 de janeiro de 1953 foi indicado vigário auxiliar da Paróquia de São Pedro de Alcântara, onde permaneceu até maio de 1958. Foi nomeado professor para lecionar no Ginásio ‘Santa Teresinha’ e na Escola Normal ‘Regional de Floriano’. Foi ele quem deu início a criação de uma moderna academia de intelectuais em sua cidade natal.
 
Fundou a Associação de Moços Católicos. Foi eleito Presidente do Ferroviário Atlético Clube e fundou o jornal “Mocidade”, editado pela tipografia de Deusdeth Carvalho. Também fundou, com os trabalhadores, o Circulo Operário São José de Floriano e foi seu orientador espiritual. Além do município de Floriano, também assistia aos municípios de Jerumenha, Bertolínia, Landri Sales e Marcos Parente.
 
Nomeado vigário da Diocese de Oeiras, depois de algum tempo foi transferido para Goiânia. Em Goiás, foi Reitor na Universidade Católica de Goiás. Pertenceu a diversas entidades sociais, culturais e de classe, dentre as quais Sociedade Goiana de Cultura e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Exerceu os cargos de secretário executivo da CNBB, vice-presidente da Sociedade Goiana de Cultura e chanceler da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.   


Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 27.03.2013 12:02 Mário Pereira Dias

    Quero registrar aqui algumas palavras, simples, porém do fundo do coração: Mário Pereira Dias, funcionário do Ministério da Agricultura e Abastecimento em Brasília, sobrinho do Padre Pereira e filho de Izabel Pereira de Maria (irmã) e João Dias Pereira (primo), tendo mais três irmãos: Maria de Fátima, João Batista e Gilberto Pereira Dias. Radicados em Brasília, logo após a inauguração da cidade. Lamentamos profundamente o falecimento de nosso tio Pe. José Pereira de Maria, homem de Deus, de espírito nobre, sempre disposto a perdoar, pois ao longo de toda sua vida ético, culto, serio, de corágem, respeito e dignidade, amigo. Piauiense de nascimento e goiano de coração, jamais será esquecido por muito ter feito pela cultura em Goiás e no Centro- Oeste do Brasil. Agora está com Deus, onde será nosso intercessor junto ao Todo Poderoso. Descanse em paz Tio Pereira. Saudades ... Amém.

  • 26.03.2013 14:58 DOM OSIEL LUIZ DOS SANDOS

    Padre Pereira professor e orientador dos estudos do Seminário Santa Cruz.Foi Pregador de Minha primeira Missa e tem sido um dos pilares de minha vocação sacerdotal perdemos um grande líder religioso, mas ganhamos um defensor no CÉU.Para sua família, sua irmã e sobrinhos, josé Vicente, Firmino, Janice e Mina meus afetuoso abraço e que Deus vos confortem.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351