Mônica Parreira
Goiânia - Os constantes protestos contra o aumento da tarifa do transporte público não chegaram à Aruanã (GO). Os moradores do município, que fica a 315 km de Goiânia, vivem a realidade da tarifa zero.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Aruanã possui pouco mais de 7.400 habitantes. Apesar de pequena, a cidade é banhada pelo Rio Araguaia e recebe mais de 800 mil turistas por ano.
Implantado há cinco anos, o transporte público da região conta com a linha Norte-Sul. O ônibus passa nos pontos a cada 30 minutos e funciona todos os dias, das 6h às 23h.
De acordo com o prefeito Paulo Valério da Silva, conhecido na região como Paulinho do Peixe Vivo, até agosto será inaugurada, ainda, a linha Leste-Oeste. "Não cobramos absolutamente nada dos usuários", disse em entrevista ao AR.
Vinicius Santos, de 28 anos, é um dos moradores que utiliza o transporte público. "Não uso todos os dias mas, quando preciso, sei o horário que passa e fica mais fácil. Mesmo sendo uma cidade turística, os ônibus nunca estão superlotados e atendem bem a população local", conta.
Aplicabilidade
O que custeia o transporte público em Aruanã são os próprios recursos municipais. "O fato do cidadão contribuir em dia com seus impostos nos dá condições de saber investir corretamente o recurso que entra nos cofres públicos. O transporte, neste caso, é uma resposta para o investimento da sociedade", explica.
Para o prefeito, a tarifa zero é aplicável em qualquer cidade brasileira, basta planejamento. "Cada município, cidade ou metrópole tem um governo. O governo precisa medir os cálculos para ver de onde buscaria os recursos. Acredito que é possível para qualquer governo porque o que é feito no micro, como é o caso de Aruanã, pode ser feito no macro. É uma questão administrativa e que deve ser muito bem avaliada".
Atualmente, o município conta com 10 ônibus, entre coletivos e escolares. A previsão do prefeito é de que, até dezembro, estejam circulando mais quatro veículos. "Passamos por muitas dificuldades desde que implantamos o sistema tarifa zero e mesmo assim o transporte público não parou em momento algum".
Além de atender aos moradores de Aruanã, a projeção do prefeito é que, até ano que vem, os ônibus possam fazer também a linha rural. "Estamos com um projeto de colocar, pelo menos uma vez por semana, um ônibus em cada estrada que dá acesso ao nosso município. Assim, poderemos garantir aos moradores de Araguapaz, Matrinchã e Mozarlândia, por exemplo, a garantia do transporte público com destino à Aruanã".
Leia mais:
Transporte gratuito já é realidade em três cidades brasileiras