Cleomar Almeida
Moradores de 101 cidades de Goiás, entre elas Goiânia, sofrem com a falta de chuva há quase 100 dias. A situação é ainda pior para 27 municípios do Estado, onde não chove há quatro meses (120 dias) - confira lista abaixo. Os dados são da Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Apesar da temperatura intensa, cinco municípios foram agraciados com alguma precipitação nas últimas semanas. O último registro de chuva no Estado foi há 9 dias, nas cidades de Santa Rita do Araguaia, Mineiros, Paraúna, Ivolândia e Aragarças.
A atendente de uma pousada em Alto Paraíso (cidade que registrou a menor umidade relativa do ar do País na última quarta-feira), Maria Aparecida da Silva, 31 anos, é uma das moradoras que sofre com o forte calor e o tempo seco. “Quase todos os dias tenho sangramento no nariz”, afirmou, acrescentando que redrobra os cuidados com o seu filho, de 8 anos. “Ele reclama muito por causa da temperatura alta, sente o ar abafado e fica incomodado com isso”.
Moradora da cidade de Goianésia, distante 198 quilômetros da capital, a auxiliar contábil Ludimila Lopes da Silva, 19 anos, disse que só consegue dormir com ventilador ligado e bacia de água próxima à sua cama. “Por causa do calor, sinto muita moleza no corpo e isso altera até o meu rendimento no trabalho”, explicou.
O tempo seco e quente também gera incômodo porque aumenta a quantidade de poeira, de acordo com a chefe de recepção Letícia Moura dos Santos, 24 anos, moradora de Jataí. “A minha casa não para limpa”, reclamou.
Mais de 100 focos de queimadas por dia
A falta de chuva e o tempo seco torna propícia a proliferação de queimadas, grande parte provocadas pela ação humana. Segundo informações do DPI, Goiás é o 8º Estado que mais registrou, de janeiro a setembro deste ano, focos de incêndios no País, atrás apenas de Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará. No total, houve 3.899 pontos incendiados em Goiás, dos quais 1.090 ocorreram apenas nos dez primeiros dias de setembro (mais de 100 focos de incêndios por dia).
Temperatura segue em alta
A semana deve seguir, no Estado, com sol forte e tempo seco. De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na segunda-feira (12/9), os termômetros podem atingir máxima de 40°C e mínima de 16°C. No mesmo dia, em Goiânia, a estimativa é de que a temperatura fique entre 36° e 17°C, com umidade relativa do ar entre 75% e 15%.
Segundo a previsão, a maior temperatura (40°C) deve ser registrada no Centro-Oeste e Norte goianos. Conforme estimativa do Inmet, temperaturas mais amenas devem ser registradas no Leste do Estado, onde a máxima pode chegar aos 35°C. De acordo com o instituto, a temperatura no Sul goiano deve oscilar entre 37°C e 19°C e, no Sudoeste, entre 36ºC e 18ºC.
Municípios há 120 dias sem chuva em Goiás:
Araguapaz
Crixás
Cabeceiras
Iaciara
Água Fria de Goiás
Alexânia
Barro Alto
Mundo Novo
Santa Rita do Novo Destino
Mimoso de Goiás
Planaltina
Hidrolina
Vila Propício
Padre Bernardo
Mara Rosa
Nova Iguaçu de Goiás
Guarinos
Luziania
Pilar de Goiás
Nova Glória
Cocalzinho
Santo Antônio do Descoberto
Campos Verdes
Ipameri
Campinaçu
Uirapuru
Mambaí