Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rua 29

Sobrado do centro histórico de Goiânia é demolido ilegalmente

É o segundo caso em apenas uma semana | 29.06.13 - 11:06 Sobrado do centro histórico de Goiânia é demolido ilegalmente (Foto: Jornal A Redação)
A Redação

Goiânia -
Está em andamento desde a noite de sexta-feira (28/6) a demolição de mais uma residência no centro histórico de Goiânia. Desta vez, trata-se de um sobrado na rua 29, esquina com a 16, no estilo modernista, típico dos primeiros anos de Goiânia, segundo a artista gráfica Genilda Alexandria.

Genilda é professora do curso de arquitetura do Centro Universitário Anhanguera e, no início deste sábado (29/6), passava pela demolição e lamentava “o descaso com as edificações históricas da cidade”. Segundo a professora, o sobrado exibe em sua fachada um mural de azulejos de autoria da artista plástica Maria Guilhermina, entre outras características.

Em contato com os responsáveis pela demolição, a reportagem da Redação levantou que os trabalhos não foram autorizados pela prefeitura. “Pedimos o alvará de demolição, mas como estava demorando, resolvemos dar início aos trabalhos mesmo assim”, informou o responsável no local. Durante a manhã de sábado (29), com as máquinas trabalhando, estiveram no local diversas viaturas da Polícia Militar, atendendo a chamados de vizinhos.

Compareceu ainda ao canteiro um fiscal da prefeitura, que informou autuar o proprietário pela falta de regularidade. Segundo o fiscal, que preferiu não se identificar, o procedimento agora pode ser o embargo dos trabalhos no terreno, pela falta de licença. Ainda segundo o fiscal municipal, o proprietário do imóvel de número 75 é Maurício Sampaio, tabelião do 1° Tabelionato de Protesto e oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica.

Em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), a reportagem foi informada que não existe proteção para imóveis particulares na cidade.

Outro caso
Este é o segundo caso de demolição de residências de valor histórico no centro de Goiânia apenas nesta semana. No caso anterior, foi demolida uma residência térrea na Rua 20, de propriedade do desembargador aposentado Homero Sabino. Essa residência também foi demolida sem licença da Prefeitura. O assunto teve grande repercussão nas redes sociais.

Leia mais:
Prefeitura derruba casa histórica na Rua 20
O caminho mais fácil nem sempre é melhor

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 30.06.2013 03:28 Noemi de Araujo

    Uai! Isso é Goiânia! Ou sejam aquela do desembargador, do Novo_Rico que tem problemas com os espaços e lugares de Memória... Isso não é demolição é DESTRUIÇÃO de patrimônio histórico!

  • 29.06.2013 11:44 Alfredo da Costa Ferreira Filho

    Cadê o IPHAN, cadê a fiscalização municipal, cadê alguém, cadê todo o mundo?!... Estamos à mercê das hordas da planície da especulação imobiliária!

  • 29.06.2013 11:28 alfredo jr.

    desmoralizando a prefeitura

  • 29.06.2013 11:25 João Carlos Barreto

    Estão acabando com o patrimônio de Goiânia. Povo sem cultura e sem história!!!

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351