Adriana Marinelli
Goiânia - Abrindo o 3º Congresso Internacional de Comunicação, Informação e Marketing do Centro-Oeste (Intermídias), o primeiro Fórum de Webjornalismo reuniu profissionais e estudantes de comunicação, na tarde desta quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Goiânia. Participaram do fórum o blogueiro e cronista esportivo Cleuber Carlos, o promotor Fernando Krebs e o editor-chefe do jornal A Redação, Bruno Hermano.

Com foco no jornalismo na web, Bruno Hermano iniciou a palestra destacando a rotina da produção jornalística do
AR, primeiro jornal 100% digital do Estado.
De forma breve, o editor explicou como é o trabalho do webjornalista. "O jornalismo on-line precisa ser rápido e exige muito do profissional que, além de saber trabalhar com outras mídias, como vídeo, imagem e áudio, também deve se manter sempre atualizado", afirma.
De acordo com Bruno, o webjornalismo permite, mais do que outras mídias, a interação com o leitor. "Na realidade, o leitor do jornal contribui com a construção da notícia. São comuns casos em que usamos os leitores como personagens. Também é comum usarmos fotos, por exemplo, de pessoas que nos encaminham, ou por e-mail ou pelas redes sociais, onde também somos muito presentes", destaca Hermano.
O editor ressalta que, nos últimos meses, pautas que renderam elevado número de acessos ao AR saíram da internet, principalmente das redes sociais. "Se estão rendendo debates nas redes, é porque são de interesse da maioria", diz.
Blogs
Dando continuidade às discussões, o blogueiro e cronista esportivo Cleuber Carlos prendeu a atenção dos comunicadores ao falar sobre o processo de criação de um blog e de como dar continuidade ao trabalho. "Acredito que, muito em breve, blogueiro será uma profissão reconhecida."
"A cada cem pessoas que resolvem criar um blog, 95 não conseguem fazer a coisa acontecer realmente. Em um blog, mais do que notícias, você precisa de fontes e opiniões com argumentos. O seu espaço tem que ter a sua cara e você precisa escrever sobre algo que você realmente conheça."
Inflência nas redes
O promotor Fernando Krebs (@promotorkrebs), que já soma mais de 2,3 mil seguidores no Twitter, destacou a importância de se manter uma postura correta e ética nas redes sociais, principalmente quando se trata de um profissional da comunicação ou de uma

autoridade.
Ao iniciar sua fala, o promotor parabenizou o editor-chefe do
A Redação, Bruno Hermano, pelo trabalho realizado pelo veículo nas redes sociais."Eu acompanho e vejo que são postagens sérias e realmente jornalísticas, como tem que ser."
Krebs afirmou que o Twitter é uma ferramenta para o exercício da cidadania e, se usada de forma correta, pode ser, inclusive, fonte de notícias.
"Trata-se de uma mídia rápida. Acredito que, no ano que vem, as redes sociais terão grande influência nas eleições, como aconteceu nos Estados Unidos, quando o presidente Barack Obama foi eleito", completou.
Redes sociais
Assunto em comum entre os três palestrantes, as redes sociais são tema que rende grande debate. Bruno Hermano destacou a presença do AR no Twitter, Facebook e no Instagram, principais redes sociais no Brasil, e voltou a ressaltar a agilidade do profissional da web. "A notícia divulgada no jornal é imediatamente postada nas redes, onde alcançamos grande número de leitores."
O mesmo ponto foi abordado por Cleuber Carlos, que reforçou dizendo que não faz sentido atualizar um blog se o texto não for para as redes. "O material precisa circular e nada melhor do que o Twitter e o Facebook, por exemplo, para fazer isso." Krebs também defendeu o uso dos perfis nas redes. "Se o dono do perfil tiver ética e responsabilidade, ele se tornará referência naquela rede", conclui.