Michelle Rabelo
(Foto: reprodução Facebook Rayanne Eduarda)
Goiânia - "Foi mega otimo nossa parada gay", postou o responsável pela página Parada Gay de Goiânia no Facebook. A impressão foi compartilhada por muitas pessoas que saíram de casa no domingo (15/9) e caminharam por ruas do Setor Central de Goiânia durante a 17ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) que aconteceu neste domingo (15/9) na capital. Com a organização elogiada, a Polícia Militar (PM) informou que não houve nenhum registro de confusão no meio das milhares de pessoas presentes.
"Ainda não temos previsão de público, mas não houve nenhuma ocorrência. Correu tudo na tranquilidade", disse o coronel da PM, Divino Alves ao jornal A Redação, na manhã desta segunda-feira (16/9). A estimativa dos organizadores é de que cerca de 150 mil pessoas tenham participado da parada.
De acordo com o subcomandante da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, Valmir Passos , 100 homens e dez viaturas estiveram presente no evento.
O Corpo de Bombeiros também não registrou nenhum atendimento. Segundo a Assessoria de Imprensa da coorporação, houve um atendimento relativo a ingestão excessiva de álcool depois das 18 horas, quando o evento já havia terminado, mas não há como confiramar se o socorrido estava na parada.
(Foto: reprodução Instagram Mauro Rubem)
O famoso ativista Leo Mendes postou em sua página do Facebook um texto emocionado falando da família que formou com o esposo, Odilo Torres, e da importância do evento para a conscientização da sociedade.
(Foto: reprodução Facebook Leo Mendes)
Este ano o evento, organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de Goiânia (APOLGBT GYN), teve como tema "PLC 122 e Estado Laico , Já!" que objetivou chamar a atenção da população para a importância da aprovação do Projeto de Lei de número 122/06 (PLC 122), que pretende criminalizar a homofobia.
16ª edição da parada do Orgulho LGBT (Foto: André Saddi)
Os participantes se encontraram no cruzamento das Avenidas Araguaia e Contorno, sairam em passeata pela Avenida Paranaíba, subindo a Avenida Tocantins até a Praça Cívica. De lá, a passeata retornou ao mesmo local da concentração, pela Avenida Araguaia.
Para animar a multidão, apresentações de artistas do universo LGBT. Um palco foi montado no local da concentração.