Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

Rio de Janeiro

Marcas de azeite com propaganda enganosa são autuadas e têm venda proibida

Borges, Carbonell e Gallo não passam no teste | 13.11.13 - 10:46 Marcas de azeite com propaganda enganosa são autuadas e têm venda proibida (Foto: reprodução/Facebook)
 
A Redação
 
Goiânia - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, prosseguiu nesta terça-feira (12/11) com a Operação Capitu. Fiscais percorreram supermercados de todo o Grande Rio para retirar das prateleiras azeites cujos rótulos mostram como sendo do tipo virgem, mas que na verdade são lampantes, com qualidade inferior. 
 
Os agentes também fixaram cartazes nos supermercados informando sobre azeites vendidos como extravirgens, quando no fundo são do tipo virgem, com maior acidez.
 
Além da vistoria, também está sendo realizada a retirada desses azeites das prateleiras de vários supermercados cariocas;
 
Enganação
A Operação Capitu é fruto de um Processo Administrativo aberto pelo Procon-RJ na última segunda-feira (11/11), que suspende a venda do azeite tipo virgem das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D'Almeida e Vila Real, pois eles são apenas azeites lampantes. 
 
O processo também determina a fixação nos supermercados de um cartaz nas prateleiras dos azeites extravirgens das marcas Borges, Carbonell, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata, informando que eles são apenas virgens.
 
Óleo
O site e organização Proteste realizou diversos testes sobre a qualidade e sobre a presença de azeites adulterados, ou seja, comercializados fora das especificações estabelecidas por lei, e publicou o resultado no fim do último mês. 
 
Segundo o site, foi feita uma análise sensorial em laboratório reconhecido pelo Conselho Oleico Internacional (COI). Eles avaliaram a qualidade das amostras quanto ao aroma, à textura e ao sabor, de acordo com parâmetros técnicos. Segundo a legislação, em azeites extravirgens não podem ser encontrados defeitos na análise sensorial.
 
Na análise sensorial, apenas oito marcas tinham qualidade de azeite extravirgem, de acordo com os especialistas. Entre as outras, sete alcançaram defeitos que, pela legislação, as caracterizavam como azeites virgens. São elas: 
Borges
Carbonell
Beirão
Gallo
La Espanhola
Pramesa
Serrata
 
As quatro marcas com problemas de fraude foram também consideradas, pela análise sensorial, como azeites lampantes. São elas: 
Tradição
Quinta da Aldeia
Figueira da Foz 
Vila Real
 
As produtoras ainda não se manifestaram sobre o caso, mas os supermercados do Rio de Janeiro, já notificados, são obrigados a retira-los das prateleiras e afixar cartazes indicando a não veracidade das informações nos produtos.
 

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
  • 25.05.2014 08:28 AMILTON M AMORIM

    Quais sao as marcas que passaram no teste como Extra Virgem?nao foram citadas acima.

  • 19.11.2013 11:16 TERESA

    este texto é melhor

  • 13.11.2013 13:34 A Redação

    Obrigado pelo aviso, Gabriel. Já corrigimos.

  • 13.11.2013 11:52 Gabriel

    "proíbida"?

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351