Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 14º ano seguido. Confira nossos prêmios.
José Cácio Júnior
Iram Saraiva, presidente da Câmara Municipal, caminha para ser indicado pela bancada do PMDB na Casa como presidente da comissão provisória de Goiânia. A experiência do vereador e o fato de ele não disputar reeleição são dois pontos a favor. Nos bastidores, os deputados estaduais Wagner Siqueira, o Waguinho, e Samuel Belchior articulam ter as duas vagas reservadas à Assembleia Legislativa.
Líder do prefeito Paulo Garcia (PT) na Câmara Municipal, o vereador Agenor Mariano (PMDB) explica que o nome de Iram já era cotado caso o diretório metropolitano fosse destituído. Por não disputar a eleição, Iram seria mais neutro para estrutura a executiva do PMDB em Goiânia. "É o nome que já aparecia como consenso entre os vereadores", completa Agenor.
Denício Trindade cita, além de não disputar a eleição, a experiência do presidente da Câmara. "Iram tem muito conhecimento sobre Goiânia e muita experiência para conduzir esse processo". Os vereadores decidirão nesta quinta-feira (6/10) pela manhã o outro nome a ser indicado pela bancada.
Iram afirmou nesta quarta-feira (5/10) que seu nome estava à disposição do partido. Nome de confiança do ex-governador Iris Rezende (PMDB), a indicação de Iram poderia causar atritos no processo eleitoral de 2012. Seu filho, o presidente da Agência Municipal de Obras (Amob), Iram Saraiva Júnior (PMDB), o Iranzinho, articula seu nome para a vice de Paulo Garcia ano que vem. A maneira independente como Iram atua já foi motivo de reclamação entre vereadores.
Assembleia
De acordo com um deputado estadual do PMDB, Waguinho e Samuel trabalham nos bastidores para ficar com as vagas referente à Assembleia. Waguinho nega que esteja articulando para ser indicado. "Não estou fazendo nenhum movimento para ser escolhido. Vamos reunir a bancada nesta quinta-feira e conversar sobre a indicação dos nomes." Samuel não atendeu os telefonemas da reportagem.
A deputada federal Iris Araújo (PMDB) indicará o quinto nome para compor a comissão provisória. A Secretária Municipal de Assistência Social, Célia Valadão é o nome cotado. Embora integrantes do PMDB expliquem que, pelo fato de ser a única deputada federal com base em Goiânia (Leandro Vilela é de Jataí e Pedro Chaves da região Nordeste), o fato de Iris Araújo ser esposa de Iris Rezende pesou para que ela tivesse direito a indicar o quinto nome. Depois formada, a comissão provisória terá 90 dias para eleger o novo diretório metropolitano do partido.