Adriana Marinelli
Goiânia - "Tomarei todas as medidas cabíveis para garantir que Catalão continue no rumo certo. Confio que a justiça será feita e que voltarei o quanto antes para o cargo que me foi dado nas urnas em 2012." Esse é um trecho do comunicado enviado para a imprensa por Jardel Sebba, afastado da prefeitura de Catalão (GO).
O comunicado do afastamento foi feito na quinta-feira (19/12) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Jardel teve o mandato cassado depois que o juiz Everton Pereira Santos entendeu que ele fez uso indevido dos meios de comunicação às vésperas da eleição de 2012.
Por meio de nota, o tucano lamentou a decisão. "Após ser eleito, de forma democrática pela população de Catalão, e após um ano de muito trabalho à frente da prefeitura, recebi com tristeza a notícia", escreveu.
"Agradeço o imenso apoio que venho recebendo de toda a população e dos servidores públicos do município. Agradeço a Deus e espero que Ele continue a abençoar a todos nós", finalizou Jardel.
Vice-prefeito
Além de Jardel, o mandato do vice-prefeito Rodrigo Alves Carvelo (SDD) também foi cassado. Assim, os dois estão impedidos de se candidatar novamente pelos próximos oito anos.
A decisão do juiz foi embasada no fato de que no dia da eleição, a Rádio Sucesso FM, fez uma cobertura jornalística com a nítida intenção de obter votos para o então candidato Jardel.
Para o juiz, essa conduta foi ilegal e pode ter influenciado no resultado da eleição, já que o prefeito foi o mais votado na cidade, com cerca de dois mil votos a mais do que o segundo colocado, Adib Elias (PMDB).
Prefeito interino
Agora, o vereador Deusmar Barbosa Rocha (PMDB) foi empossado no cargo de prefeito. "recebi com tristeza a notícia de que o juiz eleitoral de Catalão julgou procedente a ação promovida pelo PMDB e empossou o vereador Deusmar Barbosa no cargo de prefeito", conclui Jardel.
Logo após a solenidade de posse, que durou pouco mais de 20 minutos, Deusmar Barbosa seguiu para o gabinete do prefeito. O vice- presidente do legislativo Catalano, vereador Paulo César (PMDB), assume o lugar de Deusmar Barbosa na presidência da Câmara Municipal.